Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Série D muda. SC vai com Tubarão, JEC e Marcílio

CBF divulga tabela e novo regulamento, com oito grupos de oito equipes na primeira fase
Por Denis Luciano Rio de Janeiro, RJ, 04/03/2020 - 11:53 Atualizado em 04/03/2020 - 11:56
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A maior das divisões do Campeonato Brasileiro (em número de clubes, claro) já está montada para 2020. É a Série D, que vai começar em 24 de maio com 68 clubes na briga pelas quatro vagas na Série C de 2021. Entre as novidades, a realização de uma fase preliminar, com oito times disputando as quatro últimas vagas em aberto, e a mudança da fórmula. A primeira fase, em vez de quadrangulares, passa a ter octogonais. Ou seja, em vez de seis, os times farão 14 jogos na primeira fase. Em turno e returno, brigarão por quatro vagas que cada grupo terá na segunda fase.

A partir da segunda fase, volta o mata-mata, que inicia com 32 times, baixando para 16 na terceira etapa e chegando a oito clubes na quarta fase, as quartas de final. São os vencedores das quartas que estarão sendo promovidos. Ou seja, para subir serão necessários ao menos 20 jogos.

Santa Catarina estará representada por três clubes: Marcílio Dias, Joinville e Atlético Tubarão. Eles ficaram na mesma chave, o Grupo 8, e terão como rivais, na fase inicial, os gaúchos Pelotas, Caxias e São Luiz e os paulistas São Caetano e Novorizontino. Na primeira rodada, em 24 de maio, o Tubarão estreia em casa contra o São Luiz de Ijuí, o Joinville recebe o Novorizontino e o Marcílio Dias vai a Pelotas encarar o Pelotas. Na segunda rodada, em 31 de maio, tem o primeiro confronto catarinense, entre Marcílio x Joinville, e o Tubarão visita o Caxias. Na terceira rodada, em 14 de junho, Joinville x São Luiz, São Caetano x Marcílio Dias e Novorizontino x Tubarão.

Série D - Grupo 8 - Primeira rodada, 24/5

Em Pelotas - Pelotas x Marcílio Dias

Em São Caetano do Sul - São Caetano x Caxias

Em Joinville - Joinville x Novorizontino

Em Tubarão - Tubarão x São Luiz

Outros grupos

Da fase preliminar, os times mais conhecidos são o Nacional de Manaus (AM), que fará mata-mata com o Ji-Paraná (RO), e o Brasiliense, que vai pegar o Tocantinópolis (TO). O Real Noroeste (ES), que já foi eliminado pelo Criciúma em uma Copa do Brasil, pegará o Aquidauanense (MS), enquanto Baré (RR) e Ypiranga (AP) farão o outro confronto.

Das chaves da primeira fase, os destaques são o Atlético Acreano (Grupo 1) que foi rebaixado da Série C no ano passado. No Grupo 2 está o Luverdense, que por algumas temporadas frequentou a Série B com boas campanhas. No Grupo 3, estão o América (RN), que esteve não faz muitos anos nas séries A e B, o Afogados (PE) que eliminou o Atlético (MG) da Copa do Brasil na semana passada e o Globo (RN), recém vindo da Série C. No Grupo 4 o destaque é o ABC de Natal. No Grupo 5 os mais conhecidos são o CRAC (GO) e o Operário de Várzea Grande (MT). No Grupo 6, o Gama, que já foi da Série A, é o mais conhecido. No grupo 7 estão os paranaenses Toledo, Cascavel e Nacional.

A primeira fase será disputada até o dia 23 de agosto, e os times promovidos à Série C serão conhecidos em 18 de outubro, na rodada de volta das quartas de final. A competição termina em 22 de novembro. O atual campeão é o Brusque, que venceu o Manaus na final de 2019..

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito