Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Seminários reúnem mais de 400 pessoas na Unesc

Atividades do Pibid e Programa de Residência Pedagógica da Unesc aconteceram ontem e hoje
Por Redação Criciúma - SC, 03/10/2019 - 11:35
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Mais de 400 pessoas entre acadêmicos e professores participam, nesta quarta e quinta-feira, 2 e 3, da oitava edição do Seminário Institucional do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e segundo Seminário Institucional do Programa de Residência Pedagógica da Unesc.

Em 2019 os eventos levantam a temática "Interdisciplinaridade e educação: desafios e possibilidades". A abertura dos Simpósios ocorreu na noite desta quarta-feira, no Auditório Ruy Hülse, com palestra ministrada pelo professor Antônio Serafim Pereira sobre a temática do evento.

As atividades realizadas nos dois dias de Simpósio vão de encontro a formação inicial nas licenciaturas no contexto contemporâneo brasileiro. Conforme o coordenador institucional do Pibid, Richarles Souza de Carvalho, os dois programas, em razão de sua perspectiva interdisciplinar e contextualizada, tornam a construção do conhecimento ainda mais significativa.

"Além do compromisso legal que assumimos com a socialização das atividades, esse encontro significa uma troca de experiências muito interessante e positiva para todos os envolvidos. Serão momentos de crescimento", destacou.

Atualmente a Universidade conta com 324 bolsistas de graduação que fazem parte dos projetos, sendo acompanhados por professores dos cursos e supervisores de escolas públicas, o que totaliza mais de 400 pessoas envolvidas.

Ao longo da tarde e da noite desta quinta-feira serão realizadas socializações dos projetos de Pibid e Residência Pedagógica. De acordo com Richarles, ocorrerão aproximadamente 40 comunicações, no Bloco O, da Universidade, em quatro espaços de forma simultânea.

Atenção especial para as mães e pais

Atendendo ao apelo de acadêmicos e acadêmicas que possuem filhos e encontram dificuldades de participar das atividades universitárias, nesta edição do Seminário uma atividade especial foi elaborada para colaborar com tais casos. Os filhos de acadêmicos que estiveram no evento puderam participar de atividades com alunos do curso de Artes Visuais que, de forma voluntária, se prontificaram a cuidar das crianças, propor atividades e até passear pelo campus.

Colaborando com a ação a coordenação dos projetos, Aurélia Regina de Souza Honorato, autorizou a utilização do espaço e contou com a professora Silemar Medeiros, que se disponibilizou ainda para fazer a doação de materiais como lápis de cor, papel e massinha de modelar para que as crianças participassem de oficinas de arte.

A ideia partiu da inquietação da acadêmica do curso de Artes Visuais, Renata Ribeiro Machado. A rotina dela e do marido, também acadêmico do curso, é de constante presença na Universidade. Porém, com dois filhos pequenos, conforme ela, os desafios do dia a dia são muito maiores. Em encontro com a reitoria em abril de 2019, Renata fez o apelo para que fosse disponibilidade tal oportunidade de atividades para as crianças, além de colocação de fraldários nos banheiros, o que também já foi implantado.

"Precisamos de um olhar sensível para nós mães, inclusive esse é o assunto do meu Trabalho de Conclusão de Curso. Eu luto por isso e a reitoria está abraçando nossa causa", destacou.

Tags: unesc Pibid

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito