Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Semana da Indústria: Segmento é responsável por 22,2% do PIB brasileiro

Santa Catarina é o segundo estado mais industrial do Brasil, ficando atrás apenas do Amazonas
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 23/05/2022 - 16:53
Foto: Enio Biz/ 4oito
Foto: Enio Biz/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

 

Durante a Semana da Indústria, que iniciou nesta segunda-feira, dia 23, e segue até a próxima sexta-feira, a Fiesc apresenta um evento que se volta para o segmento e debate e analisa sua importância. Atualmente, 22,2% do PIB brasileiro é de responsabilidade da segmento, que emprega 9,7 milhões de trabalhadores e responde por 71,8% das exportações de bens e serviços.

Segundo o vice-presidente da Regional Sul da Fiesc, José Carlos Sprícigo, nas regiões da Amesc e Amrec, 76 mil, dos 650 mil habitantes, são empregados diretamente na indústria, que contabiliza 5.389 empresas. “É muita coisa que tem aí”, disse.

“A indústria de Santa Catarina é um destaque nacional pela diversificação que nós temos, nós somos o segundo estado mais industrial do Brasil, só perdemos pro Amazonas, que tem todo um incentivo”, contou o vice-presidente. “Há uma demanda por mão de obra, mas Santa Catarina está com um índice de desemprego muito baixo”, completou.

Dados divulgados pelo IBGE em fevereiro deste ano, apontam que a taxa catarinense de desemprego está em 4,3%. Com isso, Santa Catarina mantém o menor índice do país. Nacionalmente, o percentual está em 11,1%.

Semana da Indústria

Na abertura da Semana da Indústria, foi apresentado um panorama dos municípios regionais, sua renda per capita, nível de empregabilidade, entre outros dados. Ao longo dos próximos dias, serão feitas palestras com especialistas, visitas técnicas aos estudantes do Senai e inaugurações. Nesta terça-feira (24), por exemplo, será inaugurada uma nova sede do Sesi Senai em Braço do Norte.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito