Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Sem alvarás e insegura: Rua Coberta de Criciúma terá plano de retomada

Durante audiência pública, moradores, comerciantes e poder público discutiram melhorias para o espaço

Por Gabrielle Rebelo Criciúma, SC, 28/05/2026 - 14:01
Rua Coberta foi inaugurada em em 2024 | Giovana Bordignon/4oito
Rua Coberta foi inaugurada em em 2024 | Giovana Bordignon/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Câmara de Vereadores de Criciúma realizou audiência pública para discutir os encaminhamentos e os principais desafios relacionados à Rua Coberta Henrique Lodetti.  A proposta foi apresentada pelo vereador Luiz Fontana (PL) e reuniu representantes do poder público, comerciantes, moradores e entidades da cidade.

“Foi muito boa a audiência, porque todos entraram em consenso que, se não for todo mundo trabalhar em prol da Rua Coberta, ela não vai ser resolvida. Precisamos dos moradores, dos comerciantes, dos locatários, da prefeitura e da CDL”, destacou Fontana durante entrevista à Rádio Som Maior.

LEIA MAIS: 

Um dos principais pontos debatidos foi a situação irregular de parte dos imóveis instalados no local. O vereador destacou que muitos espaços não possuem documentação adequada, como alvarás, o que dificulta inclusive a instalação de restaurantes e outros empreendimentos. “A estrutura foi feita às pressas e vários imóveis não têm regularização. Isso acaba dificultando o desenvolvimento do espaço”, explicou.

Audiência da câmara de vereadores de Criciúma descide futuro da rua coberta | Foto: Sofia Scarsi /Divulgação/4oito

Melhorias estruturais 

Durante a audiência, representantes da Prefeitura apresentaram a proposta de uma regularização progressiva dos imóveis, permitindo que os proprietários façam as adequações de forma gradual. “A ideia é não exigir tudo do dia para a noite, porque sabemos que os custos são altos. O objetivo é permitir que todos consigam se regularizar de forma correta”, afirmou o vereador.

Além da legalização dos espaços, também foram debatidas melhorias estruturais na Rua Coberta. Entre os problemas relatados estão infiltrações, deficiência na iluminação e falta de segurança.

Segundo Fontana, algumas ações já começaram a ser realizadas. “Já começaram as instalações das câmeras esta semana. Serão mais de cinco câmeras no local. Também foi muito discutida a necessidade de reforçar a segurança, principalmente no período da noite”, comentou.

Primeiro passo será a regularização dos imóveis existentes | Foto: Sofia Scarsi /Divulgação/4oito 

Primeiro passo será a regularização 

Como encaminhamento da audiência, ficou definido que o primeiro passo será a regularização dos imóveis existentes. Na sequência, o Poder Público deverá avançar na revitalização da estrutura e na criação de um modelo de governança para a Rua Coberta.

Participaram da audiência o vereador Luiz Fontana, o vereador Aldinei Potelecki, a presidente da CDL, Andrea Salvalaggio, a presidente da Associação de Moradores do Centro (Amoc), Sabrina Zapelini, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tiago Fabris.

Durante o encontro, moradores e comerciantes também tiveram espaço para relatar problemas enfrentados no dia a dia e apresentar sugestões para melhorar a utilização e a manutenção da Rua Coberta.

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito