Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Curso dos Bombeiros abre 30 vagas para voluntários em Criciúma, Siderópolis e Treviso

Processo contará com três etapas, e o curso possui 440 horas incluindo estágio no quartel

Por José Demathé Criciúma, SC, 27/05/2026 - 19:40
Corpo de Bombeiros de Criciúma abre processo seletivo para bombeiros voluntários | Foto: Divulgação/CBMSC/4oito
Corpo de Bombeiros de Criciúma abre processo seletivo para bombeiros voluntários | Foto: Divulgação/CBMSC/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina (CBMSC) de Criciúma está com inscrições abertas para o CBC (Curso de Bombeiro Comunitário), até o dia 2 de junho. Ao todo serão disponibilizadas 30 vagas para quem tem interesse em atuar ao lado do CBMSC.

As vagas serão disponibilizadas preferencialmente destinadas a candidatos que residem ou trabalhem nos municípios de Criciúma, Siderópolis e Treviso. O curso de 440 horas, incluindo aulas teóricas, atividades práticas e estágio operacional no quartel, tem como objetivo capacitar cidadãos para auxiliar a corporação em ocorrências e atividades de forma voluntária.

LEIA MAIS:

Curos terá 440 horas de duração inclusive com estágio diretamente do quarte | Foto: divulgação/CBMSC/4oito

 

Os requisitos mínimos para participar do processo seletivo é ter no mínimo 18 anos completos, possuir sanidade mental e capacidade física comprovadas por atestados médicos, não ter antecedentes criminais e estar em dia com as obrigações militares. Candidatos que foram excluídos de qualquer programa voluntário do CBSC ou já tenham concluído o curso em outra oportunidade não terão a inscrição homologada.

Quais as etapas do processo seletivo

O processo será dividido em três etapas. Sendo realizado uma prova teórica de conhecimentos específicos, apresentação de documentos e investigação social. Durante o curso será exigido um Teste de Aptidão Física.

Após ingresso no serviço voluntário, os voluntários têm direito ao ressarcimento de despesas com alimentação e transporte, no valor de R$ 125 por plantão de 12 horas. As informações completas estão disponíveis no site oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. 

Mais informações, incluindo o cronograma completo, critérios de seleção e link de inscrição, estão disponíveis no edital publicado no site oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito