Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

SC é epicentro da variante da Covid-19 no sul do Brasil, afirma secretário

Cepa P1 traz uma carga viral 10x maior do que o vírus comum
Por Paulo Monteiro Florianópolis - SC, 09/03/2021 - 08:55 Atualizado em 09/03/2021 - 09:12
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Santa Catarina vive atualmente o seu pior momento da pandemia, com um grande aumento no número de mortes e internados que resultou no colapso do sistema público de saúde. Além disso, de acordo com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, SC é o epicentro da nova variante da Covid-19 no sul do Brasil.

“Estamos em um momento muito ruim, o pior momento de enfrentamento da pandemia, uma doença que mudou e está mais grave, mais virulenta, atinge mais pessoas. Alguns estados brasileiros que há pouco tempo ainda tinham vagas ou taxas de ocupação de UTI razoáveis colapsaram também. Santa Catarina é o epicentro da nova cepa brasileira, a P1, na região sul”, destacou o secretário.

De acordo com o consultor de Saúde da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Jailson Lima, essa nova variante do vírus é muito mais forte do que a com a que estávamos lidando. Ainda não se sabe, inclusive, qual é a eficiência das atuais vacinas contra a P1.

“Há uma alteração do ponto de vista do índice de contaminação e, ao mesmo tempo, do índice de carga viral que acontece. A variante P1 é 70 vezes mais veloz na contaminação. Quem se contamina, tem pelo menos 10 vezes a carga viral no aparelho respiratório. Se tem uma carga de 10 vezes, a pessoa ao respirar está expelindo muito mais do que o vírus convencional”, pontuou Jailson.

Com 100% dos leitos de UTI ocupados em todas as regiões do estado e quase 400 pessoas na fila por uma vaga, Santa Catarina deverá contar com novas medidas restritivas em breve. O último decreto publicado pelo Governo do Estado vai até quarta-feira, 10, e uma reunião entre o governador Carlos Moisés e outras autoridades estaduais deverá definir quais serão as próximas ações aplicadas em SC.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito