Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Saiba como será feito o Censo 2022

Pesquisa feita pelo IBGE iniciou nesta segunda-feira (1°) 
Por Roberta Martins Criciúma, SC, 02/08/2022 - 16:01 Atualizado em 02/08/2022 - 16:18
FOTO: Tânia Rego/ Agencia Brasil
FOTO: Tânia Rego/ Agencia Brasil

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Censo Demográfico é um levantamento de todos os moradores de uma área para obter informações sobre as condições de vida dessas pessoas. O estudo é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) uma vez a cada dez anos. Além de contar a população, a pesquisa busca compreender as principais características de seus habitantes e dos domicílios em que vivem.

Após dois anos sem realizar o recenseamento, nesta segunda-feira (1°), o processo foi iniciado em todo o país. No total, mais de cinco mil municípios participarão do levantamento. Em Santa Catarina, todas as 295 cidades e mais de 2,4 milhões de domicílios serão visitados. 

“A gente faz esse levantamento para saber quem é essa população, como vive, qual é a renda, o nível de escolaridade, se tem problema de saúde, como se movimenta no território. O Censo é como um retrato da população para conseguir traçar políticas públicas para essa comunidade”, explica o superintendente do IBGE de Santa Catarina, Roberto Gomes.

Quem realiza o estudo é o recenseador, que vai de casa em casa uniformizado com colete, boné e crachá de identificação do Instituto. A família entrevistada responde um questionário com diversas perguntas.  

Segundo Gomes, cerca de 90% da população participa de uma pesquisa que dura por volta de cinco minutos.  Enquanto uma pequena parcela de 10% responde um formulário ampliado, com 107 perguntas, que leva aproximadamente 16 minutos.  

“Neste questionário, tem dúvidas sobre o domicílio, como: quantos quartos tem, se tem acesso a água encanada. Mas também há perguntas sobre o próprio morador, qual é a renda, quanto tempo ele leva pra chegar no trabalho”, comenta o superintendente.

Os recenseadores agora terão 91 dias de muito trabalho, pois a pesquisa irá terminar no dia 31 de outubro. Além de visitar as residências, também irão a aldeias indígenas. 

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito