Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Saiba como se proteger do golpe do empréstimo consignado

Procon de Criciúma afirma que as principais vítimas são os idosos
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 15/08/2023 - 11:50 Atualizado em 15/08/2023 - 12:18
Foto: Divulgação/Decom
Foto: Divulgação/Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com o avanço dos meios eletrônicos, os golpes financeiros também evoluíram. O empréstimo consignado indevido, por exemplo, tem como principais vítimas os idosos - mulheres acima de 60 anos e homens com mais de 65 anos, de acordo com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Criciúma (Procon). 

"O número de reclamações, em 2022, deu uma baixada, mas este ano veio com força total. Existem inúmeros tipos de golpes de empréstimos consignados. Antigamente, era mais falsificação de documentação e de assinatura. E com a evolução dos crimes digitais, evoluiu também a situação de golpes no empréstimo consignado", destacou o coordenador do Procon em Criciúma, Gustavo Colle. 

A maioria dos golpes financeiros registrados pelo órgão começa pelo WhatsApp, complementa o chefe de fiscalização do Procon em Criciúma, Fernando Braz Guidi. "Golpistas se passam por bancos, pelo INSS ou pelo próprio governo, oferecendo um benefício, como um novo aposento ou um auxílio. Mas, na verdade, é um empréstimo para pagar depois", explicou.

Assim, o valor é descontado diretamente na folha de pagamento do aposentado, com juros abusivos.  A facilidade da internet também representa maior vulnerabilidade. Isso porque para efetivar um serviço como esse nem sempre precisa de assinatura, basta uma selfie. Se for comprovado o golpe, é possível reverter. 

"Às vezes, é tão fácil cair num golpe que a gente nem percebe. Por isso é tão importante estar atento e tirar o extrato bancário todos os meses do seu benefício para saber se tem algum desconto. Se tiver, tirar o histórico de empréstimo consignado para saber de onde veio, qual o banco, número e valor das parcelas, quando começou e quando vai acabar", ressaltou Colle. 

Para se proteger, a dica é ter em mãos o app Meu INSS, onde é possível consultar o extrato da aposentadoria e verificar empréstimos não autorizados. Além disso, por meio da campanha "Não Caia no Golpe", a unidade móvel do Procon passa por diversos bairros de Criciúma para dar orientações sobre o assunto. 

Confira o cronograma da campanha para o mês de setembro:

  • 04/09 às 14h: bairro Tereza Cristina
  • 05/09 às 14h: bairro Metropol
  • 06/09 às 14h: bairro Mina do Toco
  • 08/09 às 14h: bairro Santa Augusta
  • 11/09 às 14h: bairro Nova Esperança
  • 12/09 às 14h: bairro São Marcos
  • 13/09 às 14h: bairro Próspera
  • 14/09 às 14h: bairro Santo Antônio
  • 15/09 às 14h: bairro Mineira Velha

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito