Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Rota da inovação: Araranguá recebe evento com destaques estaduais do setor

Nesta quarta e quinta-feira, serão realizadas palestras gratuitas e exposição de cases de sucesso
Por Gregório Silveira Araranguá, SC, 01/06/2022 - 16:32 Atualizado em 01/06/2022 - 17:03
Fotos: Gregório Silveira/ 4oito
Fotos: Gregório Silveira/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A partir desta quarta-feira, dia 1º, Araranguá respira inovação e empreendedorismo. A cidade busca pavimentar o caminho rumo ao destaque regional, quando o assunto é inovar. O evento InovAru é um dos pontapés iniciais para que isso ganhe força. O objetivo é conectar universitários, empresários e a comunidade em geral. Durante dois dias serão abordados temas como empreendedorismo e inovação com o auxílio da Universidade Federal de Santa Catarina, a UFSC, por meio do Programa Expro. Tudo de forma gratuita. 

Nessa primeira edição, o InovAru vai trazer uma extensa programação para debater a inovação no município. A iniciativa conta com o apoio da Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense, a Aciva. “Tentamos o máximo possível ampliar a visão empresarial sobre o tema. Para isso, contamos com as universidades, no caso, hoje, a UFSC, e também com o Poder Público, já que atualmente temos a lei de fomento à inovação aqui em Araranguá e o conselho municipal já consolidado. Então é algo que estamos trabalhando há alguns meses, para que o ecossistema de inovação realmente funcione aqui na cidade”, afirma Alberto Sasso, presidente da entidade. 

Beto ainda fala da oportunidade para quem inova e para aqueles que querem inovar. “O público é formado por estudantes, empresários e todos que respiram inovação. Participarão aqueles que querem empreender, que tem projeto de pesquisa e muitos que já são empresários do setor. A ideia é unir todas as pontas, nesse que é um dos primeiros eventos no nosso calendário e que pretendemos dar continuidade nos próximos meses, nesse ano de 2022 ainda. O objetivo é esse, termos cada vez mais eventos e cursos voltados a inovação”, enfatiza. 

A professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Andréa Trierweiller, também ressalta que o evento é uma grande oportunidade de alavancar a inovação regional. “É difícil até mesmo dimensionar a importância de um evento como esse. Hoje vemos vários pontos do estado com seus centros de inovação e incubadoras. Em Araranguá, estamos com a Universidade Federal de Santa Catarina, com o Instituto Federal, com a Unesc, a Unisul, com as várias instituições de ensino presentes na cidade, unidas no comitê municipal de inovação, buscando aproximar do mercado e de empresários. Em algumas regiões, isso já faz parte da cultura empreendedora e aqui queremos que seja da mesma forma. Não adianta ficarmos conversando entre os pares dentro da academia, precisamos trazer todas as pesquisas para o mundo da prática. Araranguá é muito forte em instituições de ensino e levar isso ao ambiente empresarial é muito importante. Inclusive a Fapesc, que é a agência de fomento à pesquisa do Estado, está investindo na cidade com esse projeto junto com a Ufsc”, comenta. 

Sobre o evento

Nesta quarta-feira, 1°, e quinta-feira, dia 2, haverá uma série de palestrantes que irão expor seus cases em talks, que poderão ser acompanhados de forma presencial no auditório da Aciva e também por meio do youtube do Programa Expro. Entre os convidados estão o diretor executivo da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), entidade de apoio a startups e empresas de diversos segmentos e Moris Kohl, diretor de inovação do governo de Santa Catarina.

As inscrições são gratuitas:

Inscrições no link:.https://www.even3.com.br/inovaru22/ 

Transmissão no link: https://youtu.be/zBHDeOOUyvM
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito