Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Rincão dos shows nacionais no verão

Balneário investe em programação de Ano Novo. Enquanto isso, Avenida Beira Mar pronta só em 2020
Por Denis Luciano Balneário Rincão, SC, 16/12/2019 - 17:15 Atualizado em 16/12/2019 - 17:26
Vice-prefeito Luiz Gustavo na estreia do Som Maior Verão / Fotos: Luana Mazzuchello / 4oito
Vice-prefeito Luiz Gustavo na estreia do Som Maior Verão / Fotos: Luana Mazzuchello / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Como foi na temporada passada, o Balneário Rincão contará com shows nacionais para entreter os seus turistas, visitantes e moradores nos próximos meses de veraneio. Mas a programação ainda é mantida em segredo. "É uma surpresa. Acredito que amanhã ou quarta-feira anunciaremos todos os eventos", afirma o diretor de eventos da Prefeitura, Fernando Casagrande. "Será um dos melhores verões, com shows nacionais, limpeza, organização, a Arena de Eventos e vamos assim até o Carnaval", emenda o secretário de Turismo do município, Edmilson Braz Carlos. Eles participaram da estreia do programa Som Maior Verão nesta segunda-feira, 16, no estúdio da Rádio Som Maior na Avenida Beira Mar.

Casagrande adiantou, ao menos, o perfil de algumas das atrações. "O primeiro show será abençoado, e o último também", destaca, antecipando que ao menos duas apresentações do gênero gospel subirão ao palco da Arena de Eventos do Rincão. Os shows terão custos arcados pelos cofres da Prefeitura. "É tudo a prefeitura que está trazendo. Temos caixa para isso. Posso adiantar que temos o Reveillon, quem não tem lugar para passar o Reveillon pode vir para o calçadão, terá shows, entretenimento para receber o Ano Novo no calçadão com bastante alegria", informa. "Fogos apenas particulares, a Prefeitura não vai gastar com fogos", completa.

Beira Mar em obras

Mas fugindo à previsão original, 2020 não chegará com a segunda etapa do calçadão da Avenida Beira Mar concluído. "Eu sou fiscal do fiscal. Infelizmente não fica pronto esse ano. Está maravilhosa. Já tem asfalto, mas faltam calçadas e iluminação", disse, também durante o Som Maior Verão, o empresário Guido Búrigo, veranista no Rincão há mais de seis décadas. "A obra não está parada, ela continua. Mas existem alguns detalhes que realmente vão passar do cronograma", confirma o vice-prefeito Luiz Gustavo Laurindo da Luz, que participou do programa especial da Som Maior. 

"A gente tinha uma estimativa de no máximo 20 de dezembro estaríamos com a obra toda concluída. São imprevistos de conclusão, de obras que acontecem no meio do prosseguir", reforça o vice-prefeito. "Eu acredito que o mais rápido possível a obra estará entregue por completo. Acredito que entre os dias 25 e 31 será possível trafegar ali, o tráfego está parcial. O trânsito local existe, mas não está todo liberado", frisa Laurindo. "O acesso ao Rincão será pela Avenida Beira Mar, a saída não. Entra pela plataforma norte em direção ao sul. A Beira Mar vai até o riacho em duas mãos e do riacho em direção ao norte será em uma mão. Seria importante fazer uma mão só, e teria essas opções, dar continuidade do sul ao norte ou fazer a entrada do Rincão por lá. Se entendeu que seria mais propício fazer a entrada do norte para o sul", orienta.

Avenida Beira Mar no Centro do Rincão

Avenida até a zona Sul

Durante o Som Maior Verão, um ouvinte questionou o vice-prefeito sobre a possibilidade de uma terceira etapa do calçadão na Beira Mar, em direção à zona Sul. "Acredito que seja natural. O calçadão deu resultado, é a nossa maior atração na cidade, não vai parar pela primeira etapa nem a segunda, acredito que vai para a terceira, quarta, enfim. Tenho essa convicção sim, que vai acontecer essa extensão para o sul", destaca Laurindo. Com a segunda etapa concluída nos primeiros meses de 2020, o Rincão contará com 2 quilômetros de orla urbanizada. Atualmente, já conta com cerca de 1 quilômetro.

Água do Rincão

Nos eventos do balneário, tem chamado a atenção a distribuição de copos de água personalizados pelo município. Neles, consta a inscrição "Águas do Rincão" e a informação de que o conteúdo é água retirada da Lagoa do Faxinal e tratada para abastecer as torneiras do município. "O Samae é nosso, a gente precisa mostrar que a nossa água é aprovada", observa Fernando Casagrande.

O reforço nas atividades do Samae é parte do desafio enfrentado pelo Rincão que vê, durante o veraneio, a sua população ampliada de 12 mil para 150 mil habitantes. "A população aumenta muito, dá um trabalho. Nós viramos uma Criciúma do dia para a noite. Na saúde temos quatro unidades, Criciúma tem mais de 50. Tudo isso é impacto que dá na cidade", explica o vice-prefeito. "Temos 17 ruas sendo pavimentadas no município, que tem essa carência de anos também, em loteamentos que não estavam pavimentados", completa Laurindo.

Mais opções de alimentação

O Rincão ganha mais uma atração a partir do próximo sábado, 21. Começam a operar na Arena de Eventos os estabelecimentos da versão rinconense do Container Food Park. "Tinha gente que ia trocar sua casa no Rincão por Laguna, agora não troca mais. Desistiram. E o prefeito Jairo, com a sua visão, nos convidou e viemos para cá", refere o empresário Marcos Mendonça, um dos idealizadores do empreendimento do gênero em Criciúma. "Desde o período da manhã teremos oito containeres de alimentação, sorveteria, espetinho, tábuas, hambúrgueres, coxinhas, mini coxinhas, chopps, cerveja, drink, cachorro quente, crepes, pastéis e doces", detalha.

Marcos Mendonça e os containeres no Rincão a partir de sábado

E o tempo?

Eis um verão que vai dar praia. É o que garante o climatologista Márcio Sônego. "Poucos eventos de chuva nesse verão. Pessoal da agricultura tem que se precaver com o uso de água. Só chove amanhã, depois uma pancada no sábado à noite, Natal passa seco, janeiro com poucos dias de chuva, tempo bom em janeiro, a chuva vai se normalizar lá para fevereiro", prevê. "Essa semana de Natal e Ano Novo, período mais forte nos balneários, vai predominar o tempo bom. Vai ter aqueles 35 a 40 graus mas muitos dias com temperaturas amenas, de 14 a 15 graus à noite. Vai ter vento nordeste soprando por quarta ou quinta, nada muito frequente, e vai ter menos vento que em novembro", detalha. "A temperatura do mar, historicamente, fica em 22 graus no Rincão em novembro, vai para 23 em dezembro e 25 graus em janeiro", complementa.

O Som Maior Verão será apresentado diariamente, das 12h às 13h, direto do estúdio de verão da Rádio Som Maior na Avenida Beira Mar.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito