Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ricardo Guidi reafirma candidatura: “fui preparado desde criança”

Deputado avalia que PSD deve "ouvir o povo criciumense"
Por Renan Medeiros Criciúma, SC, 23/01/2024 - 10:57 Atualizado em 26/03/2024 - 10:31
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados/Arquivo
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados/Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Ricardo Guidi (PSD) é deputado federal licenciado e secretário de Estado de Meio Ambiente e Economia Verde. Mas, a partir de 2025, ele quer ser conhecido como prefeito de Criciúma. Para isso, antes de ir às urnas, precisa encontrar um caminho para confirmar a candidatura.

O político concedeu entrevista nesta terça-feira (23) ao programa Adelor Lessa, da rádio Som Maior, também com a participação da jornalista Maga Stopassoli.

Ouça a entrevista completa (o texto continua a seguir):

Leia o que disse Ricardo Guidi

Sobre o apoio que recebe nas ruas

Eu tenho circulado bastante por Criciúma, por Balneário Rincão, que é a minha praia, a gente tem circulado muito e tem ouvido o povo criciumense. E tenho sido muito estimulado, inclusive, a seguir no projeto da nossa pré-candidatura a prefeito de Criciúma. Tenho circulado bastante e muitos que estão me ouvindo, sem dúvida nenhuma, vão se ver como pessoas que, nos últimos dias, vêm me estimulando a seguir nesse projeto.

Digo a eles que eu sigo firme. Eu acho que essa pré-candidatura nasce do povo criciumense. A gente vem trabalhando. É um anseio que sempre tive.

Preparação desde criança

Eu me preparei ao longo da minha vida para que, quando chegar essa oportunidade, eu possa fazer um grande governo. Quando eu digo que eu me preparei, eu posso dizer que desde criança. Sempre acompanhando meu pai, o ex-prefeito Altair Guidi, conheço Criciúma na palma da mão, conheço os anseios do povo criciumense. Seja minha mãe também, a ex-senadora Sandra Zanatta Guidi, que tem um histórico de muito serviço prestado, principalmente nas áreas da educação e da assistência social, e também ao longo da minha vida. Na iniciativa privada, onde eu trabalhei até os 36 anos de idade, quando eu tive a oportunidade de ser candidato a deputado estadual, onde fiz um primeiro mandato como deputado estadual, acho que foi um mandato muito produtivo, inclusive me deu a condição de já andar um passo além, em eleger deputado federal, acho que foi um mandato também muito produtivo para Criciúma e para a região sul de Santa Catarina. Consegui a reeleição, único deputado federal reeleito do PSD, um dos poucos que se reelegeram, dos 16 do mandato atual, apenas oito se reelegeram e apenas três conseguiram aumentar a votação. Eu fui um deles. Agora tem sido muito enriquecedor o aprendizado, também como secretário de Estado, uma experiência no Executivo, bastante importante também. Acredito que com essa preparação, se o povo criciumense me der a oportunidade, poderei fazer um grande governo aqui para a cidade de Criciúma.

Sobre a ênfase que dá à candidatura

Eu tenho sido bastante claro e coerente há mais de um ano, quando se começou a aventar essa possibilidade, eu tenho sido bem claro, deixando meu nome à disposição da população criciumense, e não entendo dessa forma, muito pelo contrário. Tenho trabalhado nesse sentido, tenho circulado muito pela cidade de Criciúma, conhecendo as necessidades, e acho que está bem claro a minha posição, coerente e mantendo uma posição que eu já venho externando há praticamente um ano.

Quem o PSD vai escolher

Quem decide os candidatos é o partido. E o PSD decidiu que vai ouvir o povo criciumense para escolher o melhor candidato para a nossa cidade. Lembrando sempre que quem escolhe o candidato é o partido, mas quem elege o prefeito é o povo, é o eleitor. E cabe aos partidos sempre escolher o candidato que tem o melhor respaldo popular, que tem mais respaldo, que está mais preparado para governar. E eu não tenho dúvida que é isso que o meu partido vai fazer.

Argumento de Julio Garcia sobre a representação federal

Com relação a ser deputado federal, eu não tenho dúvida, que isso vai abrir muitas portas, por onde, seja em Brasília, seja em Florianópolis, para um possível futuro mandato como prefeito de Criciúma. Eu acho que isso vai ser muito importante. Eu vejo Criciúma como uma cidade muito bem representada. Elegeu três deputados federais, tem mais dois primeiros suplentes com perspectivas boas de poderem assumir, por conta das eleições municipais que outros deputados também irão concorrer. Deputado concorrer a prefeito é algo bastante comum, não só em Santa Catarina, mas inclusive na história de Criciúma. Quando meu pai Altair Guidi se elegeu prefeito, ele era deputado naquele momento, no seu segundo mandato como prefeito. E em inúmeros outros casos, o próprio prefeito Clésio Salvaro, quando se elegeu prefeito pela primeira vez, também era deputado. O ex-prefeito Eduardo Moreira também era deputado. E eu entendo que isso é normal do jogo, é comum, e acredito que isso abre portas. O mais importante é que a gente sempre tem que pensar o que é melhor para Criciúma. E isso melhor que ninguém, o povo criciumense, sabe avaliar.

Apoio de Jorginho Mello

Ele falou em uma entrevista que eu sou o candidato dele, inclusive pelo PSD. Ele tem dito isso frequentemente, que eu tenho o apoio do Governo do Estado, a quem tenho que agradecer muito, e acho que isso vai ser muito importante para Criciúma ter uma parceria próxima ao Governo do Estado, que tem um montante de recursos bastante importante, que com certeza é um grande parceiro dos municípios. Ele sempre deixou isso muito claro, que independente de eu estar no PSD, eu sou o candidato dele.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito