Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Eleições 2020

Revitalizar o centro, construir hospital e enxugar a máquina: os planos de Neguinho

Prefeito eleito de Forquilhinha surge com propostas tanto para a área empresarial quanto social
Por Paulo Monteiro Forquilhinha - SC, 24/11/2020 - 11:56 Atualizado em 24/11/2020 - 11:56
Foto: Luana Mazzuchello / 4oito
Foto: Luana Mazzuchello / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Não foi na primeira, segunda e nem na terceira vez que José Cláudio Gonçalves, mais conhecido como Neguinho (PSD), venceu as eleições para a prefeito em Forquilhinha. Em sua quarta disputa à majoritária, o candidato do Partido Social Democrático acabou sendo eleito com 48,15%, sob um plano de governo pautado pelo enxugamento da máquina pública, incentivos para empresas e com uma atenção especial para as pessoas.

O enxugamento da máquina, de acordo com o candidato, é a maior urgência e primeiro objetivo a ser resolvido em sua gestão. Atualmente, Forquilhinha conta com 12 secretarias e mais de 150 cargos comissionados, o que implica diretamente na arrecadação de ICMS do município, devido ao alto valor da folha de pagamento.

“De 12 secretarias temos que trabalhar com seis. Destes 150 cargos comissionados, temos que trabalhar com a metade. Precisamos enxugar a nossa folha de pagamento. Nos últimos 20 anos, Forquilhinha perdeu 32,8% do seu retorno de ICMS, temos que tirar esse patamar horrível de 52,5% de gastos com a folha de pagamento e chegar em 40% a médio prazo”, pontuou.

Outro ponto levantado por Neguinho é a importância de dar celeridade às empresas para que elas possam se instalar em Forquilhinha de maneira mais eficiente. A cidade por si só já conta com grandes atrativos para empresas de fora, como uma das energias mais baratas de Santa Catarina e a posição geográfica estratégica. A ideia é, então, na prefeitura, tornar os processos de instalação de novas empresas mais rápidos e efetivos.

“Quero trazer cursos profissionalizantes para a cidade, para que as empresas de Forquilhinha deem prioridade para os cursos que oferecemos. Atualmente, se tivéssemos 500 costureiras formadas em Forquilhinha nós teríamos vaga para isso. Se tivéssemos 20 caldeiros e 30 mecânicos, teríamos vaga para isso. Queremos instalar dois núcleos industriais, um na divisa com Maracajá, aproveitando a pavimentação da Jacob Westrup e a Serra da Rocinha, e também nessa área remanescente do aeroporto. Precisamos de mão de obra qualificada para isso”, afirmou o prefeito eleito.

Turismo e Saúde 

Turismo e saúde são dois outros pontos destacados por Neguinho para a sua gestão. De acordo com o candidato, haverá a revitalização da Avenida 25 de julho, e o investimento em áreas de lazer e entretenimento para as famílias de Forquilhinha e, também, para aqueles que vem de fora. A fomentação da gastronomia germânica no município, através da criação de mais restaurantes e cafés coloniais, são outras apostas do candidato. “Forquilhinha tem que deixar de ser uma cidade de passagem e ser uma cidade de parada”, comentou.

Em relação a saúde, os trabalhos deverão ser feitos por partes - segundo o candidato. “Em 2021 e 2022 vamos acabar com as filas, investir mais em requisições de exames, medicamentos médicos e especialistas, deixar o Pronto Atendimento”, declarou. A ideia é fazer com que a nova unidade 24h da cidade conte com raio x e ultrassonografia. O principal ponto referente à saúde, no entanto, é a criação de um hospital filantrópico voltado para procedimentos de média complexidade. 

Ações sociais e moradias

“É inadmissível chegar em uma família onde ganhar um salário mínimo por mês e ver que precisam dispor de R$ 450, que é um dinheiro jogado fora, para o aluguel. Faremos políticas habitacionais sérias e de responsabilidade, e nós vamos atrás dos recursos para isso”, afirmou Neguinho.

O prefeito eleito de Forquilhinha afirma que irá trabalhar com três tipos de programas habitacionais. O primeiro, voltado para aquelas famílias que ganham um salário mínimo e que não tem condições de pagar a sua residência em prestações mensais, as quais deverão ser bancadas pela prefeitura junto à Caixa. A segunda, para aqueles que ganham dois salários e tem condições de pagar a prestação. Já a terceira, para aqueles que conseguem fazer um financiamento da casa mas não do lote, cujo lote deverá ser doado pela prefeitura. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito