Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

RetroSC reúne amantes da cultura gamer em Santa Catarina

Em sua 12ª edição, evento ocorre em 25 de novembro, em Florianópolis, com convidados de todo o Brasil
Por Giovana Bordignon Florianópolis, SC, 10/11/2023 - 20:06
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Mais uma edição do RetroSC chega a Florianópolis para reunir colecionadores, gamers e amantes do universo Retrogame. O encontro nacional, que está em sua 12ª edição, ocorre em 25 de novembro (sábado), no espaço de eventos Ilha do Arvoredo, no Hotel Sesc Cacupé, das 9h às 19h. Para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo.

“O objetivo é preservar a história dos jogos eletrônicos e da informática pessoal, promovendo o intercâmbio de conhecimento, realizando eventos abertos ao público”, explicou um dos organizadores do evento, Eduardo Loos. “Qualquer pessoa que tenha interesse no assunto pode participar, mesmo não sendo um colecionador”, acrescentou.

Hoje, o grupo conta com quase 400 participantes, vindos de mais de 50 cidades de Santa Catarina. Desde 2016, colecionadores e entusiastas de jogos e equipamentos clássicos se unem no RetroSC. Além dos eventos fixos em Florianópolis e Blumenau, a exposição percorre diversas cidades de Santa Catarina.

A participação dos expositores também é válida com a doação do alimento ou brinquedo, assim como organização e público em geral. Os itens arrecadados serão doados ao Instituto Padre Vilson Groh, que atende mais de 5 mil crianças e adolescentes carentes. Apenas lojas ou estandes para venda pagarão para alugar o espaço.

Colecionadores expõem paixão pelos aparelhos

O colecionador Alex Gonçalves Fernandes, de Florianópolis, vai montar uma réplica das saudosas locadoras de games dos anos 90, com diversos consoles que o público poderá jogar. Ele é proprietário de uma loja de videogames e assistência técnica e participa do grupo RetroSC há seis anos.

“Esse evento é importante por não deixar a história dos aparelhos antigos morrer em um país que não dá valor a isto. Além de encontrarmos amigos de outros lugares do país, reviver a época vendo aqueles aparelhos traz nostalgia, informações e curiosidades, e dá visibilidade a lojistas e programadores”, ressaltou.

O amante de videogames também vai participar como expositor no RetroSC 2023. “Esse ano, vou montar uma locadora de videogame no mesmo molde dos anos 90, vou colocar dez televisores e dez consoles à disposição do público de forma gratuita. Cada televisor com o ano compatível ao do console, um videogame de 1979 com uma TV dos anos 70, por exemplo”, contou Alex.

Figuras ilustres do mundo Retrogamer

Além de Alex, dezenas de outros expositores estarão presentes mostrando sua paixão por games para o mundo, como equipamentos de todas as gerações de computadores e videogames. Lojas estarão vendendo equipamentos, jogos, camisetas, bonés, chaveiros, action figures, impressão 3D, canecas, artesanato com motivos gamer e muito mais.

“Vai ser um grande dia de muita interação, alegria, entusiasmo com esses players, interagindo com eles, trocando ideias, compartilhando os gostos desse hobby que une tantas gerações e tantas pessoas de lugares diferentes. Lá, nós vamos ver exposições de todos os consoles que a gente puder imaginar, das evoluções da informática e principalmente dos games”, ressaltou o proprietário da agência de viagens Ultravel Corp, patrocinadora do evento, Diego Oliveira.

Ainda, figuras ilustres do mundo gamer nacional se farão presentes. Todos os convidados farão um momento de bate-papo com o público do evento. Confira:

  • Eric Fraga, do Canal Cosmic Effect, vem de Salvador (BA);
  • Fábio Michelin, da empresa GamesCare, de São Paulo (SP);
  • a especialista na série de jogos “Resident Evil”, também de São Paulo, Monique Alves;
  • e a especialista na série de jogos “Castlevania”, Clarice Gouveia, virá de Piracicaba (SP).

“Somos patrocinadores do Retro SC por hobby, por gostar do assunto, por unir o profissional ao lazer. E nós nos sentimos muito honrados em participar desse evento que reúne grandes entusiastas do estado e do Brasil, com os convidados que virão, desde youtubers até proprietários de comércio desse segmento de games e computadores retro”, completou o gamer e patrocinador.

Destaques da 12ª edição do RetroSC

A 12ª edição do RetroSC conta com diversos diferenciais. Segundo o organizador do evento, mais de 20 modelos diferentes de computadores da linha MSX, que em 2023 completam 40 anos de lançamento, estarão expostos. Esta foi uma das plataformas de computadores pessoais mais populares no Brasil nos anos 80 e início dos anos 90, sendo a principal plataforma de jogos por diversos anos, nos lares brasileiros.

“Sediado em São João Batista, o Museu de Informática Educomp abriga um grande acervo de computadores e videogames, de todas as gerações. Com os equipamentos em funcionamento, promove visitas guiadas de escolas ou interessados em conhecer mais a evolução da informática e dos videogames. No evento trará diversas peças curiosas e vai divulgar o museu”, contou Loos.

Um dos principais diferenciais desta edição do RetroSC é a presença de diversos desenvolvedores e empresas que criam jogos novos, tanto para plataformas antigas, como para consoles e computadores de última geração. No evento, inúmeros games podem ser testados pelo público e quem tiver interesse em entrar neste mercado, poderá conhecer e bater um papo com os próprios criadores.

Outro ponto importante são os itens raros. “Teremos o primeiro videogame vendido no Brasil, o Odyssey, de 1974; o raro computador japonês X68000; e uma impressora antiga em funcionamento, pro público imprimir cartões e banners”, destacou o organizador.

O stand “Experiência Odyssey”, de São Paulo, promete uma verdadeira viagem no tempo sobre o videogame da Philips, lançado no Brasil em 1983. Com uma decoração temática, demonstrarão os jogos novos feitos para este console no país.

Estarão presentes diversos canais, que farão a cobertura do evento, como o Central Pixel, Maddrugamers, Cosmic Effect, DetonaBits e Fliperama de Boteco. Além de cosplayers, pessoas que irão ao evento caracterizadas como algum personagem dos games.

Outro destaque é o Bar Pinball Space, que levará máquinas de Pinball (os Flipers) para quem quiser jogar. Haverão ainda campeonatos, com inscrições durante o evento e premiação em troféus para os primeiros colocados. Os jogos disponíveis na competição serão: River Raid (Atari 2600), Bomberman (Sega Saturn), Mario Kart 64 (Nintendo 64) e Street Fighter 2 Turbo (SNES).

Serviço:

  • 12º RetroSC - Encontro de Colecionadores Catarinenses de Computadores e Videogames Antigos
  • Data: 25/11 – sábado
  • Local: espaço de eventos Ilha do Arvoredo, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis
  • Horário: 9h às 19h
  • Entrada: um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo
  • Estacionamento gratuito

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito