Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Resultados do Programa Centelha surpreendem coordenadores do projeto

Programa do Governo Federal foi baseado em projeto desenvolvido em Santa Catarina
Por Redação Florianópolis - SC, 18/08/2019 - 19:14
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Por: Agência Brasil

Completado um ano da publicação de suas diretrizes no Diário Oficial da União, o Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores, mais conhecido como Programa Centelha, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), superou as expectativas do governo federal e de seus apoiadores.

“Temos tido resultados bem expressivos”, disse Vitor Dias Kappel, que trabalha na área de centralização da Finep. “Tem superado qualquer expectativa ou magnitude. Nunca tivemos um programa em uma escala dessa, tão expressivo. Está indo muito além. Todos os estados têm feito um desempenho invejável, com exceção de Pernambuco”, disse. “Vemos com muitos bons olhos os resultados alcançados”, acrescentou.

Vitor Kappel conversou com a reportagem da Agência Brasil, durante o evento Innovation Summit, que ocorreu esta semana na cidade de Florianópolis. Até este momento, segundo ele, 4.811 participantes se cadastraram para participar do programa, com 2.434 ideias inovadoras iniciadas e 2.013 submetidas.

“Mas o importante não são só as quantidades, embora tenhamos batido recordes, mas a qualidade das propostas [apresentadas]. Cerca de 50% [dos inscritos] de todos os estados são [de projetos] oriundos de pessoas que fazem mestrado ou doutorado. Então, temos um insumo material e capital intelectual de altíssima notoriedade e na expertise que a gente acredita que seja um diferencial competitivo para essas empresas de porte de base tecnológica”, disse.

Os projetos, segundo Kappel, são de várias áreas e setores. “Eles vão desde tecnologia da informação, biotecnologia, energia e petróleo, passando por áreas transversais como tecnologia social. A maior parte continua sendo de tecnologia da informação, saúde e bem estar”.

Este ano, o programa entrou na fase de abertura de editais pelos 21 estados cadastrados no Centelha. Nem todos os estados participam porque a decisão em aderir ao Centelha cabe a cada um, explicou Kappel. Até então, o programa priorizou as ações de planejamento e de treinamento das equipes dos estados participantes.

“A partir disso, começamos a lançar, este ano, os editais. Já lançamos sete editais, dos quais um já foi fechado, que é o do Rio Grande do Sul. E temos mais sete para serem lançados na primeira quinzena de setembro. Achamos que até o final do ano conseguiremos vencer esse desafio na totalidade e chegar a cerca de 20 mil empreendedores capacitados”, disse Kappel.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito