Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Registro curioso revela esquilo vivendo perto de áreas urbanas em SC

Presença da espécie está ligada à conservação da mata

Por Sophia Rabelo Criciúma, SC, 21/01/2026 - 08:45 Atualizado em 21/01/2026 - 08:45
Esquilo aparece em Cocal do Sul e reforça riqueza ambiental do município | Foto: Reprodução/Redes Sociais/Faunativa
Esquilo aparece em Cocal do Sul e reforça riqueza ambiental do município | Foto: Reprodução/Redes Sociais/Faunativa

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um esquilo foi registrado em área de mata em Cocal do Sul, no Sul de Santa Catarina, no dia 12 de janeiro. O registro é o segundo confirmado da espécie no município e foi feito em região próxima à Linha Ferreira Ponte, área que ainda possui fragmentos significativos de mata preservada.

LEIA MAIS SOBRE MEIO AMBIENTE E ANIMAIS

Registro de esquilo reforça presença em áreas preservadas

De acordo com o biólogo Vitor Bastos, não se trata do primeiro registro da espécie em áreas de mata próximas a centros urbanos no Sul catarinense. “Esse é o segundo registro que eu tenho para Cocal do Sul. O primeiro foi feito em 2023, também por uma moradora da região, próximo à Linha Ferreira Ponte, onde há bastante mata preservada”, explicou.

Segundo o biólogo, a presença do animal está diretamente relacionada à conservação ambiental. “Onde tem mata preservada, há mais chance de encontrar essa espécie”, afirmou. Ele também avalia que o esquilo pode estar presente em outros municípios da região. “É possível que ele exista em áreas de mata de Criciúma, por conta do corredor de vegetação que liga Cocal do Sul à região do Morro da TV, assim como em Morro da Fumaça e Siderópolis”, disse.

Registro em Cocal do Sul mostra esquilo vivendo perto da área urbana | Foto: Reprodução/Redes Sociais/Faunativa

Possível ocorrência em outros municípios da região

Vitor Bastos destaca que já existem registros mais antigos da espécie na Reserva Biológica do Havaí e em áreas do Costão da Serra, mas chama atenção para a ocorrência próxima a áreas urbanas. “O interessante desse registro é justamente ser em áreas próximas a centros urbanos. O foco da minha pesquisa são essas áreas de mata que ficaram esquecidas pela ciência por décadas”, ressaltou.

O animal registrado mede entre 15 e 22 centímetros de comprimento, sem contar a cauda. Segundo o biólogo, estudos em andamento no Brasil buscam identificar quantas espécies de esquilos existem na América do Sul, número que pode variar conforme análises genéticas das populações. “A ciência ainda está desbravando essas informações”, concluiu.

Tags: animais

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito