Um rato nadando entre banhistas na Praia Central de Garopaba viralizou nas redes sociais e chamou a atenção de moradores e turistas nesta quarta-feira (18). Com quase 300 mil visualizações, o vídeo reacendeu o debate sobre a balneabilidade nas praias do Sul de Santa Catarina e levantou alertas sobre os riscos de contaminação pelo contato com o animal.
De acordo com o último estudo de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Garopaba tem dois pontos impróprios para o banho de mar: na Praia do Siriú e na região da Rua Lauro Severiano Müller. Na última semana, Balneário Rincão entrou para o feriado de Carnaval sem nenhum ponto próprio para banho.
LEIA MAIS:
- Balneário Rincão entra no feriadão com todas as praias impróprias para banho
- VÍDEO: Golfinhos aparecem perto de turistas e viralizam em Laguna
O vídeo mostra a presença do roedor na água, ainda vivo, chamando atenção dos banhistas. Um deles persegue o rato, segura-o nas mãos e o arremessa pra longe, mas logo ele volta para a água e foge.
Vídeo: Reprodução/Portal RSC
Perigos do contato com o animal
Apesar de romantizado por inúmeras vezes no cinema, incluindo filmes em que o roedor trabalha na cozinha, o contato com eles não é seguro. Isso acontece porque os ratos são grandes propagadores de doenças, entre elas, a leptospirose, que pode, inclusive, ser fatal.
Além da leptospirose, que é transmitida pelo contato da pele humana com água ou lama contaminados pela urina do animal, os ratos podem transmitir outras patologias, como:
- Salmonelose - causada pela ingestão de alimentos contaminados pelas fezes;
- Hantavirose - causada pela inalação de aerossóis da urina, fezes e saliva de ratos silvestres infectados;
- Febre da mordida do rato - causada por mordidas ou arranhões, ou ingestão de alimentos contaminados por Streptobacillus moniliformis ou Spirillum minus.
Balneabilidade das praias de SC
De acordo com levantamento do IMA, realizado na última sexta-feira (13), 16 dos 54 pontos avaliados pelo órgão no Sul do estado estão impróprios para o banho de mar.
Balneário Rincão e Passo de Torres não possuíam nenhum ponto liberado para banho no momento do levantamento.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!