Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Reforma da Previdência de Santa Catarina será votada em março

Projeto está em regime de urgência e deve alterar direitos previstos na constituição
Por Leonardo Ferreira Santa Catarina , 12/02/2020 - 10:01 Atualizado em 12/02/2020 - 10:09
Foto: Rodolfo Espínola / Agência AL / Divulgação
Foto: Rodolfo Espínola / Agência AL / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

 

O início do ano promete ser de intensas movimentações na Assembleia Legislativa. Nesta terça-feira, 11, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou a emenda constitucional que aborda a reforma da previdência em Santa Catarina. O relator da matéria é o deputado Maurício Eskudlark.

Segundo o ex-líder do governo na Assembleia, o projeto está em regime de urgência e o prazo para a votação é 28 de fevereiro. “Com a proposta alterando direitos previstos na constituição, como idade de aposentadoria, seu prazo pode se estender para 24 de março”, explicou. Além da previsão, a data no terceiro mês do ano foi confirmada em reunião realizada pelos deputados para tratar do assunto. 

Após a etapa de aprovação, o relator inicia agora escutas e abrirá debates sobre o assunto. “O objetivo é que não se tenha grandes alterações. Hoje a arrecadação da contribuição não é suficiente para bancar aposentadorias e despesas da previdência. Isso precisa mudar”, afirmou.

Segundo Eskudlark, R$ 300 milhões por mês saem dos cofres do governo do estado para o pagamento de 73 mil aposentadorias ou pensões. O objetivo é votar o projeto acompanhando o que foi aprovado a nível federal, com fixação da idade mínima para inatividade dos servidores em 62 para as mulheres e 65 anos para os homens e alterações variáveis na previdência. 

“As expectativas são positivas. Temos que respeitar os direitos individuais e acreditamos que ouvindo todas as partes interessadas poderemos ter uma maior assertividade. É uma garantia para o servidor e para o cidadão”, frisou o relator. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito