Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Rede estadual promove Dia da Família na Escola

Ação ocorre no próximo sábado, 30 de abril, nas mais de mil instituições em Santa Catarina
Por Redação Criciúma, SC, 25/04/2022 - 21:35
Foto: Osvaldo Nocetti/ Arquivo Secom
Foto: Osvaldo Nocetti/ Arquivo Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As 1.053 escolas da rede estadual promovem em 30 de abril, sábado, o Dia da Família na Escola, com o tema: Educação, relações de trabalho e empatia. Diversas atividades presenciais serão realizadas nas unidades e informadas à comunidade escolar. O Dia da Família na Escola é uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação e transformada em lei em 2014.

Depois de dois anos de pandemia, o Movimento volta a realizar esse evento de forma presencial. “É um dia que valoriza e fortalece os laços entre a escola e a família, estimulando que nossos estudantes queiram estar na escola e procurem o melhor caminho profissional em suas vidas. Que toda a comunidade escolar possa aproveitar esse dia para reforçar esses laços, tornando o processo de ensino e aprendizagem ainda mais completo, num esforço comum entre escolas, comunidade e famílias”, destaca o secretário de Estado da Educação (SED), Vitor Balthazar.

Além das unidades estaduais, participam as escolas municipais e a rede escolar da Fiesc (Sesi e Senai), Fecomércio (Sesc e Senac), Faesc (Senar) e Fetrancesc (Sest e Senat) de todo o estado.

Programação variada

Ao longo dos próximos dias, as escolas da rede estadual informarão a programação em suas unidades. As atividades a serem definidas pelas escolas podem incluir: gincanas entre pais e filhos, recreação em família, contação de histórias, apresentações culturais, diálogos sobre Projetos de Vida e Escolha Profissional, estandes com opção de carreira, oficina de voluntariado, de sustentabilidade, entre outras.

“Na rede escola S, do Sesi e do Senai, essa já é uma realidade bem consolidada, com a presença constante e efetiva da família no ambiente escolar. Incentivamos que a família se envolva nessa etapa de formação das crianças e jovens, pois isso tem impacto no desempenho dos alunos”, afirma Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc.

Para o presidente da Fecomércio em exercício, Luiz Carlos Bohn, a parceria entre escola e família reflete em uma educação transformadora. “Buscamos sempre manter o vínculo afetivo, o diálogo e uma relação de proximidade, respeito e confiança com os pais e responsáveis. Estamos unidos em torno do ensinar e aprender, e juntos constituímos os pilares que sustentam o processo de formação integral dos nossos alunos, da educação infantil à pós-graduação”, reforça Bohn.

"Neste ano de retorno 100% presencial das aulas em Santa Catarina, após um longo período de grandes desafios impostos pela pandemia da Covid-19, o Dia da Família na Escola é um momento ímpar de reintegração entre professores, alunos, pais e gestores. Além de trazer uma abordagem oportuna sobre educação e empatia, o evento incentiva a comunidade a estar mais próxima de ações que fortalecem o trabalho desenvolvido pela escola, espaço de aprendizagem e de interação social insubstituível na vida dos estudantes”, frisa Patrícia Lueders, presidente da Undime.

“A escola é o lugar mais importante para a formação do cidadão, depois do seio familiar. E, ao falar isso, me recordo da primeira vez que eu frequentei: aquela que tinha uma única professora para cinco turmas. A escola prepara o adulto de amanhã, aquele que é capaz de provocar as grandes transformações no mundo, começando ao seu redor. Valorizar o ensino é também valorizar a vida”, defende o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli.

O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, ressalta que a presença da família na escola, tanto no meio rural quanto no urbano, é essencial. “Não basta matricular os filhos em uma escola e apenas criar expectativas sobre seu desempenho. É fundamental adotar atitudes proativas na educação deles, ou seja, acompanhá-los nas tarefas de casa, comparecer em reuniões da turma e em eventos da escola, por exemplo. O Dia da Família na Escola reforça a importância dos familiares e educadores cooperarem para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade”, diz.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito