Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Rede estadual inicia as atividades com alunos do Núcleo de Atendimento Remoto

Atividades online começaram nesta segunda para alunos de grupos de risco ou cujos pais optaram por deixá-los em casa
Por Redação Florianópolis, SC, 08/03/2021 - 16:57
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As atividades do Núcleo de Atendimento Remoto iniciaram nesta segunda-feira, 8, com a apresentação desta nova modalidade para os estudantes, além de atividades orientativas. O modelo 100% remoto foi uma opção oferecida aos alunos da rede estadual que são grupo de risco ou cujos pais optaram por deixá-los em casa no início do ano letivo.

A primeira semana de aulas foi planejada pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação (SED) com programação e grade de horários específica para cada ano e série. Serão realizadas atividades de acolhimento, explicações sobre o uso das ferramentas do Google Sala de Aula, retomada de conteúdos iniciados no ano passado e reflexões sobre rotinas de estudo, além de orientações sobre saúde para o enfrentamento da Covid-19.

O primeiro dia de aula foi transmitido ao vivo pelo YouTube e seguiu um cronograma de atividades orientativas, com vídeos sobre o funcionamento do Núcleo, utilização das ferramentas on-line e até aulas de alongamento. A abertura da aula contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, que reforçou como o ensino remoto será precursor na qualidade de ensino em Santa Catarina.

“Para aqueles que estão com frio na barriga por conta do início do ano letivo, com curiosidade sobre o novo modelo, quero dizer que a SED pensou no conteúdo didático igual aos que estão em sala de aula. Por isso essa semana de adaptação, apresentando os recursos e explicando as ferramentas”, destacou o secretário.

O secretário-adjunto, Vitor Balthazar, e a diretora de Ensino, Maria Tereza Hermes Cobra, também fizeram o acolhimento dos milhares de alunos que acompanharam a transmissão ao vivo. Como parte da aula, os técnicos da Diretoria de Ensino, Adecir Pozzer e Letícia Vieira, explicaram as diferentes atividades planejadas para os alunos para os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A transmissão também contou com a tradução da intérprete de libras Carla Nobre de Castro.

Santa Catarina terá 54 escolas polo distribuídas pelo estado

A escola polo é uma unidade escolar virtual que sediará o Núcleo de Atendimento Remoto aos estudantes. Cada escola polo inclui estudantes de várias unidades escolares próximas, totalizando cerca de 95 mil alunos, que integram os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio Regular; Ensino Médio com carga horária estendida; Magistério e Educação de Jovens e Adultos.

Com objetivo de não sobrecarregar os professores titulares das turmas, estão sendo contratados professores ACTs para lecionar no Núcleo de Atendimento Remoto. Esses profissionais iniciam nesta terça-feira, 9, a capacitação para criar o planejamento pedagógico no modelo virtual e para aperfeiçoar o uso das ferramentas tecnológicas que podem apoiar as atividades de ensino.

Atividades adaptadas para o impresso

A programação completa foi enviada aos gestores escolares, para encaminhar às famílias e adaptar em materiais impressos para os estudantes que não tenham acesso à internet.

Os materiais impressos serão produzidos pelos professores das escolas polo e depois serão encaminhados às escolas de origem dos estudantes. Estas escolas fazem a impressão e entregam aos alunos, que têm o compromisso de devolver o material com as atividades realizadas.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito