Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Recuperação pós quarentena pode reacender debate de exclusão de municípios

Pacto federativo proposto por Guedes em novembro previa exclusão de três municípios na região; os menores terão retomada econômica mais lenta
Por Heitor Araujo 03/04/2020 - 11:54 Atualizado em 03/04/2020 - 16:22
Treviso foi alvo de debate sobre o pacto federativo: principal arrecadação do município é de imposto sobre mineração, enquadrado como verba federal (Foto: Arquivo / 4oito)
Treviso foi alvo de debate sobre o pacto federativo: principal arrecadação do município é de imposto sobre mineração, enquadrado como verba federal (Foto: Arquivo / 4oito)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Municípios fazem malabarismos para manter as contas em dia em meio à crise ocasionada pela pandemia do coronavírus. Os problemas financeiros levantam um debate que havia esfriado nos últimos meses: a viabilidade econômica dos municípios pequenos, com menos de cinco mil habitantes, que não têm condições próprias de se manterem, por meio da arrecadação do ISS, IPTU e outras taxas . 

"Infelizmente, estamos vendo 2020 como um ano de cenário bem difícil para municípios, estados e União. Com certeza vai atingir todos os órgãos públicos e também privados. Será um ano com dificuldades econômicas muito grandes. Arrecadação diminuiu muito, então a situação de retorno de impostos vai diminuir na mesma proporção", apontou Ailson Piva, coordenador do movimento econômico da Amrec e da Amesc. 

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) encaminhada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, ao Senado em novembro previa critérios para avaliar a viabilidade financeira de um município. Aqueles com menos de 5 mil habitantes com arrecadação própria abaixo dos 10% do total de receitas deveria ser incorporado por outro. 

"Essa pandemia vai ser divisor de águas, vamos ver os municípios que têm condições de se manter e se recuperar rapidamente após a crise. Os que não têm, vai abrir um leque para que se estude uma incorporação, extinção desses municípios. Claro que é sempre uma tomada de decisão difícil, polêmica e discutível. Às vezes não pode se pensar simplesmente no setor econômico. Há municipios que se mantêm porque são afastados e isso ajuda as pessoas que moram longe dos grandes centros", pondera Piva.

Enquadravam-se nos critérios definidos por Guedes, no Sul catarinense, os municípios de Ermo, Morro Grande e Treviso. "O problema que nós vemos, no caso desses três municípios, é que eles vivem basicamente das arrecadações dos repasses federal e estadual. Criciúma, Içara ou outro grande município da região, contam com (maior arrecadação de) IPTU e ISS. Na quarentena, o IPTU foi prorrogado. E o serviço praticamente parou em todas as regiões. Não há comércio aberto e prestadores de serviço. O coronavírus colocou todos no mesmo patamar, os grandes e pequenos", analisa Piva.

No entanto, ele acrescenta que a retomada após a crise será muito mais lenta nos pequenos. "O que difere um para o outro é na hora da retomada da economia, porque eventualmente a vida vai voltar à normalidade. Quando Criciúma prorroga IPTU, ela não isenta. O contribuinte irá pagar futuramente. Haverá arrecadação maior no futuro. Os municípios que não têm essa arrecadação (relevante), eles não têm a garantia de receber o dinheiro (do ICMS), eles perderam esse dinheiro. Para o futuro, acho que reacende a discussão de exclusão de municípios", aponta Piva.

Salários

A estimativa de Piva é de que, com a negativa do governo do Estado de bancar o repasse de ICMS - Santa Catarina pode perder 80% da arrecadação em abril - aos municípios, as dificuldades serão bastante sentidas nos próximos três meses, pelo menos. Criciúma, maior cidade da região, descartou parcelar a folha em abril e está em busca de alternativas econômicas. O economista traçou um perfil das linhas de frente dos municípios da região.

"Os prefeitos pretendem manter a estrutura básica dos municípios funcionando. A prioridade é o pagamento da folha dos fuincionários e também a questão da saúde, no momento não pode deixar de haver investimentos. As demais atividades, como obras, vemos dificuldades para a conclusão daquelas que não estão com recursos alocados. As que têm recursos garantidos e com o dinheiro na conta continuam, mas aquelas com recursos parcelados já há sinalização do governo estadual de que não vai haver dinheiro para a conclusão. Os municípios também não terão dinheiro para a contrapartida", explica.

Mesmo com a garantia do governo federal de pagar o FPM em relação ao mesmo período do ano passado, a realidade pode ser o parcelamento de salários nas prefeituras. "Probabilidade muito grande, embora os esforços que estão sendo feitos para não haver o parcelamento. Quando se parcela os salários, quer dizer que o cofre está no mínimo, que todos os outros investimentos foram cancelados. Vimos municípios de outras regiões parcelarem salários no ano passado. Já havia dificuldades antes mesmo dessa crise e agora a tendência é de se agravar muito", estima Piva.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito