Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Radar sul está no Brasil desde setembro. Instalação acontece na terça-feira

Com investimento de R$ 3,4 milhões, equipamento será colocado no Morro dos Conventos e cobrirá área de 100 km
Por Erik Behenck Araranguá - SC, 26/01/2018 - 15:15 Atualizado em 26/01/2018 - 15:17
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Será instalado na terça-feira (30) o radar meteorológico sul, no Morro dos Conventos, em Araranguá. O equipamento chegou ao Brasil em setembro de 2017, mas não foi instalado devido ao local, um terreno que pertence a Marinha, e necessita de autorizações. Inicialmente a data de instalação seria na segunda-feira (29), mas foi alterada devido as condições climáticas.

O equipamento irá atender 52 municípios, num raio de 100 km, em relação ao Morro dos Conventos. Este é o terceiro radar do estado, que junto com os radares do Vale (Lontras) e Oeste (Chapecó) proporcionarão cobertura de 100% do território catarinense.

“O radar sul vai fazer a previsão para o sul. Ele vai chegar a Florianópolis, porém, com pouca precisão. Foram feitos estudos, que mostraram que o radar de Lontras cobre uma região, o radar de Chapecó cobre outra região e o radar sul outra”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Araranguá, Sebastião Antônio de Souza.

O sistema entrará em funcionamento já na terça-feira, após a instalação da internet, que fará a transmissão de dados. O equipamento custou R$ 3,4 milhões, com recursos vindos do Pacto por Santa Catarina.

“A imagem de satélite mostra a nuvem. O radar vai mostrar o que está dentro da nuvem, como a temperatura. Dessa forma vamos poder fazer uma previsão do tempo mais precisa na região”, desatacou o coordenador.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito