Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Radar meteorológico sul chega a Araranguá

Equipamento chegou antes do previsto, pouco depois das 11h30
Redação
Por Redação Araranguá - SC, 30/01/2018 - 12:03Atualizado em 30/01/2018 - 12:08

O radar meteorológico sul acaba de chegar ao Morro dos Conventos em Araranguá. A previsão era que o equipamento chegasse apenas no início da tarde de hoje. A inauguração do radar, que conta com um investimento de R$ 3,4 milhões, acontece em fevereiro. O dispositivo vai cobrir 52 municípios da região, com distâncias entre 100 km e 150 km.

Para Frederico de Moraes Rudorff, gerente de alerta da Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC-SC), destaca que Santa Catarina é um dos primeiros estados a terem cobertura 100% de radares meteorológicos. “Alguns poucos anos era praticamente um sonho ter esse tipo de cobertura. Não é o primeiro radar móvel a operar aqui no Brasil, mas agora temos essa tecnologia que vai facilitar operações especiais da Defesa Civil, projetos de pesquisa e você tem a possibilidade de deslocar o radar para áreas de interesse”, explicou.

Rudorff contou que os primeiros testes e treinamentos foram feitos nos Estados Unidos. Depois o treinamento foi feito com meteorologistas da Epagri/Ciram e pessoal da Defesa Civil aqui no Brasil.

“E agora tem toda uma parte que vai estar operando em forma efetiva. Ele ficou um bom tempo no Batalhão de Operações Aéreas Florianópolis com operação limitada, porque tinham obstruções na área. Aqui teremos praticamente 360° dentro de uma área de interesse”, comentou.

O gerente explicou que o radar é uma feramente de previsão de curto prazo. “O radar consegue detectar questão de vento, granizo e chuvas intensas. E também as chuvas persistentes que podem causar inundações”, esclareceu.