Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Qual o seu tipo de café preferido?

Casal de baristas dão dicas de como consumir um bom café.
Por Luana Mazzuchello Criciúma - SC, 17/07/2020 - 15:19 Atualizado em 17/07/2020 - 15:29
Foto: Luana Mazzuchello
Foto: Luana Mazzuchello

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Vai um cafezinho aí? No filtro de papel, de pano, prensa francesa, Moka, Aeropress... Essas são algumas formas de fazer um bom café. E este foi o assunto do programa Do Avesso de hoje, sexta-feira, 17. Pity Búrigo e Vitor Búrigo receberam os baristas Helington Oliveira e Andréia Oliveira.

A história do casal começou em 2005 no site de relacionamento Par Perfeito. Se viram quatro vezes e na quinta veio o pedido de casamento. Moraram um tempo no Rio de Janeiro e em 2007 a paixão pelo café começou aumentar, virou amor, esse amor hoje é o negocio do casal, eles possuem a cafeteria Ana terra Café Store, aqui na cidade de Criciúma.

Helington Oliveira é formado em engenharia, barista e mestre de torra. Desde junho de 2015 mora em Criciúma junto com sua esposa criciumense e também barista, Andréia Magagnin. “Nosso objetivo foi trazer um novo conceito de café para a cidade. Hoje a gente percebe que muitas pessoas já conseguem apreciar um bom café. Um bom café às vezes é caro, porém o que é bacana é comprar o grão e moer na hora, aí sim você vai sentir o sabor, as notas da bebida”, lembra o barista.

Para eles o café brasileiro é o melhor, em seguida vem o café colombiano que se inspira muito no café do Brasil. “Já temos vários coffee lovers, todos já têm o seu moedor, é rápido e o custo benefício é ótimo. A nossa indicação para quem tem problema com a cafeína é começar o dia com um café coado, e a tarde, depois do meio dia, tomar somente o expresso, ele tem menos cafeína”, orienta Andreia.

São muitas dicas para se apreciar uma boa bebida. “Geralmente o ideal é tomar um café a 86° graus. Para quem quer começar a apreciar um bom café, precisa primeiro comprar um bom grão. No início a falta de açúcar vai estranhar, mas depois que habitua é difícil a pessoa tomar o café com açúcar”, reforça Oliveira.

Há cinco anos com a Ana Terra já ouviram diversos relatos e auxiliaram inúmeras pessoas a gostar e fazer o seu café ideal. "Uma das coisas que todo mundo fala no começo é que o café preto é mais forte, isso não é verdadeiro, café preto é café torrado. Uma torra média, o que é perfeito, o café fica com uma cor caramelo, muito mais qualidade para a bebida. A dica que eu dou é tomar o café comendo um salgado, uma fatia de queijo, é possível sentir mais o sabor do café, mas gosto é gosto, convidamos quem quer aprender mais sobre a bebida a nos procurar”, finaliza. 

Perdeu o programa? quer ouvir e aprender um pouco mais sobre café? Ouça a baixo: 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito