Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

PT comanda mais estados: quatro. PSDB faz três

O domingo foi de três vitórias de PSL e dos tucanos que, junto ao MDB e PSB, aparecem logo atrás dos petistas
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 29/10/2018 - 07:58
João Doria, o novo governador de São Paulo
João Doria, o novo governador de São Paulo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Treze partidos diferentes elegeram governadores no Brasil, terminadas as eleições. Entre os 14 eleitos ontem, o destaque ficou por conta do PSL, do presidente eleito Jair Bolsonaro, e o PSDB. Cada um elegeu três para comandar Estados. Das urnas de ontem, saíram ainda dois governadores de MDB e PSC e um do PDT, PT, PSD e Novo.

No total, contando os que haviam sido eleitos no primeiro turno, o PT é o partido que mais administrará Estados. Serão quatro. Ontem, venceu no Rio Grande do Norte. No primeiro turno, já havia conquistado os governos da Bahia (Rui Costa), Ceará (Camilo Santana) e Piauí (Wellington Dias). A vitória petista deste domingo veio com a senadora Fátima Bezerra, que alcançou 57,6% no Rio Grande do Norte, com 1 milhão de votos, contra 42,4% de Carlos Eduardo, do PDT. Ele fez 753 mil votos.

Em segundo lugar no ranking dos partidos figuram MDB, PSB, PSDB e PSL com três estados. O MDB do presidente Michel Temer ganhou ontem no Distrito Federal e Pará. Antes, havia conquistado Alagoas, com Renan Ca-lheiros Filho. O PSB tem três estados, todos vencidos no primeiro turno: Espírito Santo (Renato Casagrande), Paraíba (João Lins Filho) e Pernambuco (Paulo Câmara). São do PSDB os governos de Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul, todos conquistados ontem. O PSL tem, além de Santa Catarina, os comandos de Rondônia e Roraima.

Fátima Bezerra, do PT, venceu no Rio Grande do Norte / Divulgação

PSL 100% no domingo

O partido de Jair Bolsonaro não perdeu ontem. Nas três unidades em que disputou segundo turno, ganhou. O melhor desempenho foi em Santa Catarina, com Comandante Moisés, que alcançou 71,09%, equivalentes a 2,6 milhões de votos. Em Rondônia, Coronel Marcos Rocha venceu com 66,34% (530 mil votos, contra 269 mil, ou 33,66% de Expedito Júnior, do PSDB) e, em Roraima, Antônio Denarium ganhou com 53,34%, ou 136 mil votos, contra 46,66% de Anchieta, do PSDB, que somou 119 mil.

O domingo positivo para o MDB foi confirmado no Pará, onde Helder Barbalho alcançou 55,43% (2 milhões de votos) contra 44,57% de Marcos Miranda (1,6 milhão), e no Distrito Fe- deral, onde Ibaneis Rocha venceu com 69,79% (1 milhão de votos), derrotando o atual governador, Rodrigo       Rollemberg, do PSB, que fez 30,21%, pouco mais de 451 mil votos.

Três vitórias tucanas

As vitórias tucanas de ontem vieram em Mato Grosso do Sul, com a reeleição do governador Reinaldo Azambuja, com 52,35% (677 mil votos) contra 47,65% do Juiz Odilon, do PDT (616 mil votos); no Rio Grande do Sul, onde o ex-prefeito de Pelotas, Eduardo Leite (3,1 milhões de votos), superou o governador José Ivo Sartori (MDB), por 53,62% contra 46,38% (2,7 milhões); e em São Paulo, onde João Doria (com 10,9 milhões de votos) ganhou de Márcio França (PSB) por 51,75% a 48,25%. França, o atual governador, alcançou 10,2 milhões.

Eduardo Leite, governador tucano no Rio Grande do Sul / Foto: Divulgação

Uma derrota marcante do PSDB foi em Minas Gerais, tradicional reduto tucano. Detalhe: o Estado consagrou a primeira vitória estadual da história do partido Novo, um dos mais jovens, em sua primeira eleição nacional. O empresário Romeu Zema somou 71,8%, com 6,9 milhões de votos, contra 28,2% do ex-governador Antônio Anastasia. Para realçar a acachapante derrota do PSDB em Minas, Anastasia perdeu para as abstenções, já que 3,6 milhões de mineiros não votaram, enquanto 2,7 milhões digitaram o 45 na urna.

Romeu Zema, de Minas Gerais, primeiro governador da história do Novo / Foto: Reprodução / TV Globo

Deu PSC no Rio

O PSC, que era o partido de Jair Bolsonaro até o início do ano, ganhou os governos de dois Estados: Rio de Janeiro e Amazonas. No Rio, Wilson Witzel somou 59,87% (4,6 milhões de votos) contra 40,13% de Eduardo Paes (DEM), que conquistou 3,1 milhões. No Amazonas, Wilson Lima fez 58,5% contra 41,5% de Amazonino Mendes (PDT). Os pedetistas venceram somente no Amapá ontem, com Waldez Goes somando 52,35% contra 47,65% de João Capiberibe (PSB).

Um Estado foi vencido pelo PSD ontem. Sergipe, onde Belivaldo somou 64,72% contra 35,28% de Valadares Filho, do PSB. No primeiro turno, os pessedistas haviam vencido no Paraná com Ratinho Júnior. O Democratas ganhou seus dois Estados no primeiro turno também, com Ro- naldo Caiado em Goiás e Mauro Mendes no Mato Grosso. O único Estado comandado pelo PP será o Acre, onde Gladson Camelli ganhou ainda no primeiro turno.

Arte: Mano Dal Ponte / Altair Brandáo Júnior / A Tribuna


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito