Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Projeto social visa contribuir com a qualidade de vida de crianças obesas em Criciúma

Programa piloto deve iniciar até o fim do ano
Por Roberta Martins Criciúma, SC, 04/07/2022 - 14:40 Atualizado em 04/07/2022 - 14:47
Foto: Reprodução/ Internet
Foto: Reprodução/ Internet

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um projeto social idealizado pelo endocrinologista Carlos Tonelli visa auxiliar na qualidade de vida de crianças obesas de baixa renda em Criciúma e região. O plano foi desenvolvido em parceria com a indústria farmacêutica dinamarquesa, Novo Nordisk, que produz um remédio para tratar a doença. Além disso, o especialista também recebeu sinal do positivo da Secretaria Municipal de Saúde. 

A obesidade é influenciada por muitos fatores que acontecem tanto dentro, quanto fora do corpo. Desta forma, o programa irá beneficiar crianças obesas, utilizando o medicamento da Nova Nordisk para auxiliar na perda de peso.

"Eu conversei com o secretário de Saúde [Arleu da Silveira], que se mostrou prontamente favorável a esse projeto. Então, a gente vai criar uma equipe multidisciplinar dentro do município e traçar uma estratégia para atender as crianças obesas dentro da cidade", pontua o endocrinologista. “Sabemos que a medicação pode ajudar. Vamos fazer um protocolo para incluir algumas crianças no tratamento”, explica Tonelli.  

O primeiro passo é criar uma equipe multidisciplinar, com nutricionista, endocrinologista e psicólogo, e, posteriormente, um protocolo a ser seguido. "Estamos em contato com a iniciativa privada para ajudar financeiramente esse projeto", comenta o médico. A nossa ideia é ter 100 crianças utilizando o medicamento durante um ano", acrescenta. 

No mundo, mais de 600 milhões de pessoas são obesas. No Brasil, o número chega a nove milhões, entre adultos e crianças. Em 2021, Criciúma gastou mais de R$ 5 milhões com doenças relacionadas à obesidade. "Nós que estamos pagando o custo do tratamento. Então, com o projeto, todo mundo vai ganhar", pontua. "Eu moro aqui e vejo esses pacientes todos os dias. A gente quer contribuir de alguma maneira para a qualidade de vida da região", finaliza Tonelli. 

A intenção é que as primeiras crianças sejam beneficiadas ainda neste ano. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito