Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Projeto contra fake news e o que teve no jantar do governador com deputados (ÁUDIO)

Assuntos pautaram o Plenário desta quinta-feira (16)
Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 16/03/2023 - 10:13 Atualizado em 16/03/2023 - 10:32
Foto: Emily Curbani/CMC
Foto: Emily Curbani/CMC

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma reunião, em Brasília, com as Associações de Emissoras de Rádios e Televisões, discutiu um Projeto de Lei que visa criminalizar a disseminação de notícias falsas, as famosas fake news. O encontro ocorreu nessa quarta-feira (15) e contou com a presença de representantes de todo o país. O assunto foi pauta do Plenário desta quinta-feira (16)

"Estivemos, ontem, em Brasília, acompanhando o debate dos trabalhos para combater esse grande mal que são as fake news. Precisamos, nós, estarmos cada vez mais próximos e criarmos uma plataforma de fortalecimento do jornalismo frente a esse problema", afirma Fábio Bigolin, presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão De Santa Catarina (Acaert).

[o texto continua após o áudio]

Ouça o Plenário completo desta quinta-feira:

Um dos desafios será tipificar as fake news para que se defina o que pode, ou não, ser considerado uma notícia falsa ou um erro jornalístico passível de correção. 

"O erro jornalístico pode ser corrigido, trabalhado e esclarecido. Mas, a fake news, não. Ela já nasce com a ideia e finalidade de caluniar a imagem e de se esconder diante da plataforma. Geralmente, ela nasce com uma manchete muito atrativa, para chamar a atenção e que tenha inúmeros cliques. Isso vai se autofinanciando pelas remunerações da rede", acrescenta, ainda, o presidente da Acaert. 

Há a necessidade, segundo Bigolin, de criar mecanismos que possam identificar os propagadores de fake news e, também, elaborar uma legislação que puna as plataformas digitais em casos como esse. "A ideia que deve ser trabalhada é de que, ao conseguir esse ordenamento jurídico, esses valores que as redes arrecadaram com a multiplicação de acessos, sejam utilizados para financiar o bom jornalismo", pontua o presidente. 

Jantar de Jorginho Mello com deputados

Ainda, foi pauta no Plenário, o encontro do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, com 37 deputados de Santa Catarina, na Casa d'Agronômica. 

"O Jorginho apresentou, novamente, a situação financeira do Estado e prometeu que, a partir de 20 de março, volta a pagar os convênios. Ele quer se reunir com os deputados por região para definir quais obras são prioritárias e quais vão ser feitas", disse, durante o Plenário, o jornalista Upiara Boschi.

Na oportunidade, ainda, os deputados demonstraram preocupação com a Faculdade Gratuita. Por outro lado, Jorginho teria dito que o projeto está 'praticamente' pronto. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito