Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Produção sustentável de arroz em debate nesta quinta, em Araranguá

Para participar, basta se inscrever em qualquer escritório municipal da Epagri
Por Redação Araranguá, SC, 15/03/2022 - 12:30
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A produção sustentável de arroz é tema do “Dia de Campo'' que acontece nesta quinta-feira, 17, no Centro de Treinamento da Epagri em Araranguá. O evento, que começa às 8h30min, vai contar com quatro vitrines que vão abordar produção de arroz orgânico, manejo de água, análise dos custos de produção e armazenagem de grãos na propriedade. Para participar, basta se inscrever em qualquer escritório municipal da Epagri.

Cetrar tem cumprido o seu papel de gerar e difundir tecnologias, com o foco na produção de arroz sustentável

Douglas George de Oliveira, extensionista rural e responsável técnico pelo campo de produção de arroz do Cetrar, explica que os participantes vão conhecer um estudo comparativo do desempenho econômico da produção de arroz orgânico e do arroz convencional, mostrando a viabilidade da produção orgânica de arroz, "onde a maior parte da movimentação econômica da lavoura acaba ficando nas mãos dos agricultores, com custos reduzidos e maior valorização do produto", relata. Também será visitado o campo de produção de arroz orgânico do Cetrar.

Com relação ao manejo de água, o Dia de Campo vai apresentar as melhores práticas de uso e gestão do recurso natural na lavoura, melhorando a eficiência de uso e reduzindo os impactos, garantindo a oferta do principal insumo do cultivo de arroz e, assim, assegurando os melhores desempenhos.  

Armazenagem de grãos

Os produtores conhecerão ainda a unidade de armazenagem de grãos na propriedade. "Ela é recomendada para que os produtores tenham mais autonomia, se apropriem dos resultados de suas lavouras e sejam mais competitivos nos mercados locais e regionais", descreve Douglas. O evento será encerrado com um almoço com pratos à base de arroz.

Segundo o extensionista da Epagri, o Cetrar tem cumprido o seu papel de gerar e difundir tecnologias, com o foco principal de sua atuação na produção de arroz sustentável. "Para isso, conta com quatro Unidades de Referência Técnica, mostrando aos agricultores uma produção mais sustentável, rentável e resiliente", relata.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito