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Procon abre processo coletivo contra empresas de telefonia

Acréscimo de reclamações foi uma das razões. Três operadoras somam 50 mil consumidores insatisfeitos
Por Maira Rabassa Florianópolis, SC, 16/02/2022 - 11:39 Atualizado em 16/02/2022 - 12:07
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

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Em monitoramento do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, o Procon/SC apresentou um aumento expressivo no número de reclamações contra as empresas Oi S.A, Net Claro e Vivo. De acordo com os dados analisados do sistema, as três juntas somam quase 50 mil casos de consumidores insatisfeitos.

Veja o ranking:
Oi Fixo/Celular – 25.967
Net/Claro – 10.011
Vivo – 13.724

Serviços de banda larga lideram as reclamações

Por conta disso, a entidade abriu um processo administrativo coletivo contra elas. As reclamações relativas ao serviço de banda larga foram as que cresceram de maneira mais significativa. Também foram encontradas inúmeras denúncias sobre a qualidade e funcionamento da banda larga destas operadoras.

Foi registrado, ainda,  crescimento de reclamações na telefonia móvel pré-paga, associado ao aumento do número de reclamações sobre bloqueio, suspensão e cancelamento. “Novamente, o Procon percebe que empresas estão tentando levar vantagem manifestamente excessiva em cima do consumidor, infringindo o CDC e lesando seus clientes. Isto é o tipo de coisa que nosso órgão visa combater”, explica o diretor Tiago Silva.

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