Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Primeiro laboratório de captura de CO2 da América Latina é inaugurado em Criciúma

Vice-governador Eduardo Moreira e Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, participam do evento na Satc
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 24/07/2017 - 09:22 Atualizado em 24/07/2017 - 10:04

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Às 10h da manhã desta segunda-feira (24), será inaugurado o primeiro laboratório de captura de CO2 da América Latina. O evento contará com a participação do vice-governador Eduardo Moreira e o Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho. O laboratório utiliza tecnologia própria e está instalado no Centro Tecnológico de Carvão Limpo (CTCL) da Satc.

Thiago Aquino Engenheiro Químico e Coordenador do Projeto de Captura de CO² da Satc explica que a ideia é incentivar as pesquisas aplicadas na área. “O projeto é pioneiro a nível nacional. A iniciativa é do setor carbonífero, que está buscando tecnologias para abater o co2 para garantir a permanência no setor energético”, conta.

Aquino esclarece que são dois processos: um de absorção e um de desprendimento. “O CO2 pode ter duas finalidade. Pode ser aprisionado em minas desativadas. Ou, dependendo do grau de pureza, será reutilizado e disponibilizado para uso industrial. Essa ideia inicial de reaproveitá-lo é de baixo custo. A intenção é que a partir da metade do ano que vem essa ideia esteja rodando”, revela.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito