Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Primavera terá chuvas e temperaturas acima da média no Sul de SC

Estação inicia neste sábado (23) após um inverno mais quente que o normal
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 22/09/2023 - 15:05 Atualizado em 22/09/2023 - 15:08
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O inverno chega ao fim e inicia a primavera, neste sábado (23), trazendo a previsão de chuvas e temperaturas acima da média no Sul de Santa Catarina (SC). A última semana foi marcada por ter alcançado a temperatura mais quente do ano, 40,8°C, e assim deve seguir os próximos meses do ano: quentes.

“O fenômeno el niño, que é formado no Oceano Pacífico em função das águas mais quentes, atuando sobre o mundo todo deixa a primavera em geral mais chuvosa e mais quente. Outubro também está colocando uma temperatura média na região de um a dois graus acima do esperado”, explicou o climatologista da Epagri, Márcio Sônego. A primavera tem temperaturas que começam a média de 17°C em setembro e acabam com 23°C em dezembro”, completou.

Além disso, a precipitação de cada mês gira em torno de 120 milímetros, um pouco maior do que o normal. Em outubro, estará 25% a cima da média histórica de chuvas para a época do ano. Em novembro e dezembro chove um pouco a mais do normal. Já a temperatura deve ser de um grau médio acima do histórico para cada mês da primavera.

Inverno mais quente que a média histórica

O inverno deste ano foi mais quente que o normal para a época do ano. Junho registrou uma temperatura média de 16°C, 1,3 graus acima da média. “Não tivemos frio intenso. Tivemos a temperatura mais baixa, de 4,4°C, em 18 de junho, mas não houve formação de geada. Teve uma boa chuva. O mês de julho também esteve mais quente do que o normal, em 1,4 graus acima da média histórica. Choveu normal pro mês de julho, 130 milímetros”, detalhou Sônego.

Em agosto, também foi mais quente que o normal, registrando uma média de 16,9°C, 1,1 grau a mais. Já a chuva, foi baixa para o mês: 84 milímetros, 60% do que é o normal para época do ano. Em 26, 27 e 28 de agosto foram registradas as menores temperaturas deste inverno, sendo os únicos dias com formação de geada e apenas em áreas muito específicas, como Beleveder, em Urussanga.

“No fim, também tem ainda o restinho do inverno, que está sendo mais quente que o normal. Além da chuva acima da média em função daquele evento de muita chuva no começo do mês, nos dias 3, 4 e 5, com precipitações acima dos 100 milímetros pela região”, concluiu o climatologista.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito