Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Prevenção é o assunto do Carnaval

Uso de preservativo é o principal método para prevenir as ISTs
Por Guilherme Nuernberg 19/02/2020 - 11:50 Atualizado em 19/02/2020 - 11:50
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os foliões já estão com as fantasias preparadas e com o pensamento já no feriadão. O carnaval é tempo de festa, mas a prevenção não pode ficar de fora. O método mais seguro e eficaz para prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é o uso do preservativo, masculino ou feminino.

Em entrevista ao Jornal das Nove, na Rádio Som Maior, a médica infectologista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), Aline Vitali Grando, ressaltou que além de previnir contra sífilis, hepatites e HIV, o uso da camisinha também evita uma gravidez não planejada. "A distribuição de preservativos gratuitos é feita durante todo o ano e intensificado na campanha de carnaval", afirmou a médica.

O ano de 2019 teve mais de 1800 novos casos de  HIV em Santa Catarina, números acima da média nacional. "Conseguimos apresentar nos últimos anos uma redução dessas taxas, mas temos algumas faixas etárias que tem aumentado", alertou Aline.

Com a intenção de levar informação a um público ainda maior, durante o feriadão, nos guichês de pedágio da Auto Pista Litoral Sul, serão distribuidos kits com orientação sobre prevenção e preservativos.

Testes rápidos

A rede pública disponibiliza nas unidades de saúde os testes rápidos, que identificam sífilis, HIV e hepatite B e C. O exame é realizado com apenas uma gota de sangue e o resultado sai em apenas 30 minutos.

"A recomendação é de que qualquer pessoa que tenha tido alguma relação sexual desprotegida ou teve algum contato com sangue, objetos não esterilizados, que elas procuram a unidade de saúde para realizar o teste", orientou. "Em relação a hepatite C, a recomendação é que todo mundo com mais de 40 anos faça o teste rápido pelo menos uma vez, independente de ter tido alguma exposição", concluiu a doutora.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito