Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Presidente do Imas esclarece lotação de UTI do Hospital de Araranguá

Os 10 leitos do HRA destinados à Covid-19 estão ocupados há quatro dias; novos pacientes serão transferidos
Por Heitor Araujo Araranguá - SC, 16/05/2020 - 17:00 Atualizado em 16/05/2020 - 17:05
Foto: Arquivo / Divulgação
Foto: Arquivo / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O presidente do Instituto Maria Schmidt (Imas), que administra o Hospital Regional de Araranguá (HRA), Ricardo Ghelere, deu mais detalhes sobre a lotação dos leitos de UTI na unidade de saúde. Em entrevista ao Programa Adelor Lessa Especial Coronavirus, da Rádio Som Maior, neste sábado, 16, ele confirmou que os 10 leitos destinados à Covid-19 estão ocupados.

Assim, novos pacientes com suspeita de coronavírus que chegarem ao hospital, em estado grave, serão destinados para internação em outros municípios. "Vai ser colocado no sistema de regulação do Estado, que vai buscar um leito de UTI mais próximo, geralmente para Criciúma", explica Ghelere. 

O governo do Estado providenciou novos 10 leitos para o HRA, que estão sendo destinados a outras comorbidades; destes, apenas seis estão concluídos - os outros quatro ainda necessitam de equipamentos, que chegaram na sexta-feira em Araranguá.

"Nosso hospital atende 15 municípios e 200 mil habitantes, uma região cortada pela BR 101, são muitos traumas e outras doenças que chegam ao hospital e não podemos deixar de atender", justifica o presidente do Imas.

De acordo com Ghelere, é comum a UTI do HRA estar lotada. Seguindo os parâmetros nacionais, o hospital deveria ter 50 leitos de UTI. "Sempre foi de 90% a 100% ocupação. Se fôssemos noticiar quantas vezes a UTI esteve em lotação, com certeza passaríamos de 20 vezes no ano, é corriqueiro", aponta.

Porém, desde que desencadeou o surto de coronavírus no Brasil, é a primeira vez que a UTI atinge 100% da capacidade, situação que permanece há quatro dias. Dos 10 internados, um tem confirmação para o coronavírus, dois exames deram negativo e outros sete aguardam o resultado. 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito