Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Presidente da Fapesc abre Semana de Ciência e Tecnologia

Fabio Zabot Holthausen abriu a SCT, maior evento institucional da Universidade, que segue até sexta-feira
Por Redação Criciúma, SC, 22/10/2019 - 15:09
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A atividade que abriu de forma oficial a 10ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc foi comandada, na noite desta segunda-feira, 21, pelo presidente da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Fabio Zabot Holthausen. A liderança palestrou diante do Auditório Ruy Hülse lotado de estudantes e professores interessados em aprender sobre a temática “A Fapesc e os programas de tecnologia e inovação no estado de Santa Catarina”.

Entre números atuais e históricos, Fabio destacou as principais informações referentes à Fundação desde a sua criação, sobre seu importante papel ao longo dos últimos 30 anos e ainda as novidades da Instituição no que diz respeito à pesquisa. Conforme o presidente, um dos seus objetivos à frente da Fundação é aproxima-la da comunidade e tornar sua função conhecida. “Ainda dentro do que é missão da Fapesc nosso foco é oportunizar conhecimento e, logo, desenvolvimento para todas as regiões do estado. Ao proporcionar isso, por meio de conexões, políticas públicas e centros de inovação, por exemplo, estaremos também dando a oportunidade para que os talentos fiquem em suas regiões e ajudem a desenvolvê-las”, salientou.

A palestra de Fabio abriu de forma oficial as atividades que seguem até esta sexta-feira, 25, no evento que acontece de forma simultânea à 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e tem como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

Abertura oficializada

Antecedendo a palestra de Fabio Zabot Holthausen, a abertura da SCT contou com a composição de uma mesa de honra e das falas de abertura oficial. Em forma de boas-vindas aos participantes e, de antemão de agradecimentos aos envolvidos no processo de organização do evento, representantes das estudantes, da gestão, dos patrocinadores e da comunidade externa puderam fazer o uso da fala.

Ao dar boas-vindas aos participantes que lotaram o auditório, a coordenadora geral da 10ª SCT, Merisandra Cortes de Matos Garcia, aproveitou para agradecer a todos os envolvidos na organização das 144 atividades entre palestras, minicursos e oficinas programadas para a programação. De acordo com Merisandra, até a noite de segunda-feira o evento já contava com 1.073 pessoas inscritas e 876 trabalhos submetidos e aprovados nas diferentes áreas do conhecimento, número que supera a última edição e demonstra o crescimento do evento a nível nacional.

Todo o envolvimento e dedicação de centenas de pessoas em prol de um evento dessa magnitude, conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, é validado pelo objetivo que norteia os trabalhos e investimentos da Universidade: as pessoas. “Mais do que crescimento econômico nós nos preocupamos com o desenvolvimento social, porque a nossa missão converge com o ambiente de vida das pessoas. Nós precisamos produzir ciência, tecnologia e ideias inovadoras, não porque é bonito, mas porque isso pode melhorar e muito a qualidade de vida das pessoas e essa é a missão que nos sustenta”, destacou Luciane, salientando ainda a importância da temática escolhida a nível nacional.

Compuseram ainda a mesa de honra da abertura oficial o vice-reitor Daniel Preve; a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus; o diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo; a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; o assessor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Criciúma, Edson Santos da Silva; o superintendente do CREA SC, engenheiro Laercio Domingos Tabalipa, representando o presidente Ari Geraldo Neumann; o vereador Aldinei Potelecki; o presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Alexandre Bristot Rocha e a representante da Associação dos Pós-graduandos, Claudia Bauer Gonçalves.

A SCT conta com patrocínio do Crea-SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina) e apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Sebrae e Biozenthi.

Empreendedorismo e meio ambiente na Semana da Unesc

Já no primeiro dia de atividades a STC movimentou o campus da Unesc. Na programação desta segunda-feira, esteve o workshop “Foco: A chave para ser um empreendedor”, ministrada por Maria Solange Fonseca e Filipe Mescolotto. Durante o encontro, os participantes refletiram sobre criatividade e propósito como pilares centrais para manter o foco e a energia do empreendedor, voltado ao desenvolvimento pessoal e profissional. Os palestrantes abordaram ainda conteúdos relacionados à ontologia da linguagem, biologia cultural, pensamento sistêmico, Canvas e design thinking. O workshop ocorreu na Sala de Metodologias Ativas.

No Auditório Edson Rodrigues, o professor doutor da Unesc, Carlyle Torres Bezerra de Menezes comandou o 1º Fórum de Integração das Políticas de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc. O hall do Bloco XXI recebeu a 3ª Mostra Fotográfica da Saúde Coletiva, que ficará disponível à visitação até o último dia da SCT. Já o Bloco da Reitoria está abrigando estandes de setores da Instituição e o espaço para a exposição de banners e apresentação dos conteúdos aos avaliadores.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito