Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Presidente da Fapesc abre a 10 ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

Fábio Zabot Holthausen ministrará a palestra de abertura do evento
Por Redação Criciúma - SC, 20/10/2019 - 17:04
Foto: James Tavares / Secom
Foto: James Tavares / Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O presidente da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Fábio Zabot Holthausen, será o responsável por abrir as atividades da 10ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc. A palestra de abertura conta com a temática "A Fapesc e os Programas de Tecnologia e Inovação no estado de Santa Catarina" e ocorrerá na segunda-feira, 21, às 19h no Auditório Ruy Hülse. A programação da SCT segue até sexta-feira, 25.

Em sua palestra Holthausen irá apresentar a Fapesc como órgão responsável pelo fomento da ciência, tecnologia e inovação em Santa Catarina, além de apresentar resultados práticos das ações desenvolvidas na entidade.

De acordo com o presidente, a participação do órgão nas instituições acadêmicas é de extrema importância. "A Fapesc faz parte e pretende estar cada vez mais inserida dentro do ambiente de Ciência e Tecnologia e Inovação do Estado e poder estar dentro das universidades é um momento importante para mostrar as possibilidades oferecidas pela Fapesc, através de seus editais, como também para conhecer a realidade de cada região o que se torna importante na construção de futuros editais e programas", enfatiza Holthausen.

A SCT ainda conta com uma programação extensa de eventos para todos os públicos. As atrações buscam promover entre os participantes, cenários e oportunidades de ampliar os conhecimentos e debater assuntos envolvendo o desenvolvimento sustentável. Em 2019, a Semana conta com o tema central "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável".

2º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia

Na terça-feira (22/10) ocorrerá o 2º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia. Nesta edição, o evento conta com o tema "Interações entre mamíferos marinhos e pesca: o desenvolvimento tecnológico pode auxiliar na mitigação deste conflito?". Entre os assuntos tratados, estão as interações com as atividades de pesca, que são os principais problemas de conservação das populações de mamíferos marinhos.

5ª Feira de Ciências

Na quarta-feira (23/10) a SCT contará com a 5ª edição da Feira de Ciências. A iniciativa busca promover um espaço em que os participantes, principalmente crianças e adolescentes, possam além de produzir, visitar e aprender sobre as diversas atividades expostas. Na Feira serão expostas atividades como jogos, brinquedos e demonstrações experimentais que despertem a criatividade em áreas que envolvam a ciência.

Para saber mais sobre a Feira, acesse o site oficial do evento.

6ª Feira de Inovação

Outra atividade já consolidada e que ocorrerá na quinta e sexta-feira, 24 e 25, é a 6ª Feira de Inovação. A iniciativa tem o objetivo de valorizar e promover o desenvolvimento de soluções inovadoras, desenvolvidas tanto por representantes da Universidade como da comunidade externa. O vencedor da Feira receberá apoio da Unesc para pôr em prática a sua ideia, além de bolsas e premiações.

Para saber mais da feira, acesse o site oficial da Feira.

Arthur Igreja palestra na Unesc

Na quinta-feira, 25, o evento receberá Arthur Igreja para a palestra "Inovação Disruptiva e o Futuro dos Negócios". Em sua explanação, o palestrante abordará o futurismo e as principais tendências que terá nos próximos anos, mas que já podem ser colocadas em práticas atualmente.

Arthur Igreja tem experiência profissional e acadêmica em mais de 25 países, Mestrado Executivo em Gestão Empresarial pela FGV/EBAPE, certificações executivas em Harvard & Cambridge, pós-MBA em Negociação pela FGV e MBA pela FGV/Ohio University.

Veja o vídeo em que Igreja explica a temática da sua palestra.

O evento ocorrerá às 19h15 no Auditório Ruy Hülse, é gratuito e conta com a parceria do Sebrae Criciúma.

5ª edição do Talento Musical

Ao decorrer das atividades da SCT, ocorrerá também a 5ª edição do Talento Musical Unesc. O evento traz para a Universidade apresentações culturais e tem o objetivo de melhorar a integração da comunidade acadêmica, bem como valorizar a linguagem musical em seus mais variados gêneros. As atividades ocorrem durante toda a semana no hall do Bloco XXI, no palco das Quintas Culturais.

3ª Mostra Fotográfica

O PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) da Unesc apresentará a 3ª Mostra Fotográfica Topografia da Saúde Coletiva. Na edição deste ano, a mostra conta com o tema alusivo aos 25 anos de implantação da ESF (Estratégia Saúde da Família) no Brasil e tem o objetivo de incentivar a produção fotográfica como uma forma de linguagem artística na saúde.

As fotografias estarão expostas no hall do bloco XXI A de segunda a sexta-feira, (21 a 25/10). O resultado e a premiação ocorrerão no dia 25 de outubro às 15 horas.

Outras atividades ocorrem simultaneamente, como 19º Seminário de Iniciação Científica; 11º Salão de Extensão; 9º Salão de Ensino; 5º Salão de Pós-graduação; 4º Bootcamp; 4º Workshop de Arqueologia; 1º Seminário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana e Jornada Empreendedora.

A SCT conta com patrocínio do Crea-SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina) e apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Sebrae e Biozenthi.

Tags: unesc

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito