Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Prefeitura reforça fiscalização sobre calçadas em Criciúma

Cartilhas informativas estão sendo confeccionadas para orientar os proprietários sobre as normas para manter calçadas adequadas
Por Redação Criciúma, SC, 29/11/2019 - 15:06
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Divisão de Fiscalização Urbana (DFU) do Governo de Criciúma realiza diariamente fiscalização de calçadas nas áreas urbanas. A solicitação também é feita através de denúncias diretas ou pela Ouvidoria (156). De acordo com a Lei n° 3070/94, é obrigação do proprietário ou possuidor do imóvel com construção ou baldio, fazendo frente para a via pública dotada de pavimentação, executar e construir as respectivas calçadas conforme a extensão da frente de cada terreno, sempre mantendo em perfeito estado de conservação.

Em cada calçada deverá ser implantada a acessibilidade prevista em lei federal, com a construção de rampa para cadeirantes, colocação de piso alerta em torno de obstáculos e rebaixos e também piso guia centralizado no meio da calçada em linha reta sem obstáculos, para dar direcionamento a deficientes visuais. “A execução da calçada deve ter um espaço livre de 1,20m a 1,80m, para que se possa transitar uma cadeira de rodas. Nesta construção se faz necessário ser piso antiderrapante como paver, piso de concreto ou concreto alisado, sem qualquer inclinação lateral, assim, é proibida construção de rampas, degraus ou qualquer obstáculo que possa dificultar a circulação”, explica o chefe da DFU, Adriano Batista da Silva.

Caso seja averiguada alguma irregularidade, a DFU notifica o proprietário ou responsável pela construção ou reparo da calçada. Por lei o mesmo terá 60 dias para arrumar, após será feita uma nova vistoria e se não for cumprida, é enviada uma multa. Contudo o proprietário terá 30 dias para defesa e caso não fizer, a penalidade será implantada no sistema tributário. 

Confecção de cartilhas 

Está em andamento no município a confecção de cartilhas informativas. Serão entregues para moradores de bairros onde ruas foram pavimentadas ou em processo de pavimentação, orientando sobre a construção adequada de calçadas. “Através de orientação, evitamos novos transtornos e também é praticado o respeito ao próximo, buscando a segurança das famílias residentes”, enfatiza Adriano.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito