Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Prefeitura promove capacitação de atendimento pré-hospitalar

Órgãos de segurança e saúde da região estão envolvidos em curso que será concluído nesta quarta-feira
Por Redação Criciúma, SC, 08/10/2019 - 17:22
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Serviço Aeropolicial (Saer) da Polícia Civil, está promovendo uma capacitação de atendimento pré-hospitalar (APH – Tático) para órgãos de segurança e saúde da região Sul. O curso iniciou nessa terça-feira, 8, e segue até quarta-feira, 9, das 13h30 às 17h, no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

Com carga horária de aproximadamente 16 horas, o treinamento iniciou com a parte teórica baseada em protocolos voltados para o atendimento pré-hospitalar, utilizados nos Estados Unidos pelas melhores equipes do ramo. A Polícia Civil já usa estes protocolos no seu curso de formação inicial. A preparação realizada é para situações de policial ferido ou vítima decorrente de arma branca ou de fogo.

Segundo o agente da Polícia Civil/Saer, Marcelo Esperandio, os protocolos aplicados são interdisciplinares. “Utilizamos disciplinas diferentes para compor o todo. Trabalhamos aspectos legais, como legislação e balística aplicada ao atendimento. É preciso entender a origem do dano para poder atender a ocorrência. O curso também aborda o comportamento da munição, por meio de barreias intermediárias de alvos biológicos, se essa munição é efetiva ou não. Além de falar de alguns mitos da arma de fogo. Simplificamos o processo dos protocolos, mostramos os equipamentos utilizados e fazemos a aplicação efetiva desse material”, explica.

De acordo com o gerente da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Fabiano Feuser, a parte da prática do curso consiste em um cenário de simulação para aplicação do conhecimento adquirido. “Amanhã, às 13h30, será feito o simulado, com armas branca e fuzis de airsoft no jardim do Paço Municipal Marcos Rovaris, como forma de treinamento, juntamente com o helicóptero do Saer. A pratica irá gerar muito barulho, mas a população não precisa se preocupar”, salienta.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, esteve presente na capacitação. “São minutos que fazem a diferença para salvar a vida das pessoas. Participar deste treinamento, integrar as experiências e o conhecimento é de extrema importância”, comenta o prefeito.

Os órgãos que também estão participando da capacitação são: o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), Defesa Civil, Ministério Público, 4º Batalhão de Bombeiros Militares (BBM), Polícia Federal, 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), Polícia Militar e Hospital São José (HSJ).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito