Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Por unanimidade, reforma do Governo do Estado está aprovada

Mudanças sugeridas pelo governador Carlos Moisés receberam emendas. Confira como votou cada deputado
Por Denis Luciano Florianópolis, SC, 22/05/2019 - 17:48 Atualizado em 22/05/2019 - 18:25
Fotos: Rodolfo Espínola / Agência AL
Fotos: Rodolfo Espínola / Agência AL

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com 35 votos favoráveis - todos os deputados presentes em plenário naquele momento - a Assembleia Legislativa (Alesc) aprovou na tarde desta quarta-feira, 22, a reforma administrativa do Governo do Estado. Eram necessários 21 votos para avalizar o Projeto de Lei Complementar 8/2019. Em segundo turno, simbólico, houve 34 votos a favor da redação final.

O Governo projeta uma economia de R$ 500 milhões em quatro anos mediante as novas regras impostas pela reforma. Entre as pautas aprovadas, a redistribuição de servidores de organismos extintos e a vinculação de Detran, Fundação Catarinense de Cultura, Fesporte e Santur ao gabinete do governador.

"Respeitamos os direitos dos servidores", avaliou o deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB), que foi um dos relatores da reforma na Alesc. "Foi um cuidado do governo, não remover direitos consagrados", reforçou o deputado Maurício Eskudlark (PR), líder do Governo Moisés.

Pelo menos quatro emendas foram votadas logo após o primeiro turno, e todas rejeitadas. Uma delas, do deputado Marcius Machado (PR), fixava a tarifa de esgoto cobrada pela Casan em 60% do valor da água. Ela recebeu 7 votos favoráveis e 24 contrários, e tinha total relação com o debate atual que a prefeitura de Criciúma faz com a Casan. Caíram também as emendas que mantinham a Coordenadoria da Mulher, que determinavam o fim de pontos facultativos na administração estadual e que criava critérios mais rigorosos para a concessão do auxílio-combustível.

Os votos por deputado:

 

MDB - Ada De Luca - Sim
PSL - Ana Campagnolo - Sim
PSB - Bruno Souza - Sim
PSL - Coronel Mocellin - Sim
PSDB - Doutor Vicente - Sim
PT - Fabiano da Luz - Sim
PSL - Felipe Estevão - Sim
MDB - Fernando Krelling - Sim
PSD - Ismael dos Santos - Sim
PV - Ivan Naatz - Ausente
PSC - Jair Miotto - Sim
MDB - Jerry Comper - Sim
PSL - Jessé Lopes - Sim
PP - João Amin - Sim
PP - José Milton Scheffer - Sim
PSD - Julio Garcia - Não votou, presidente
PSD - Kennedy Nunes - Sim
PSB - Laércio Schuster - Sim
PT - Luciane Carminatti - Sim
MDB - Luiz Fernando Vampiro - Sim
PR - Marcius Machado - Sim
PSDB - Marcos Vieira - Sim
PSD - Marlene Fengler - Sim
PR - Mauricio Eskudlark - Sim
MDB - Mauro de Nadal - Sim
PSD - Milton Hobus - Sim
MDB - Moacir Sopelsa - Sim
PSB - Nazareno Martins - Sim
PT - Neodi Saretta - Sim
PR - Nilso Berlanda - Ausente
PT - Padre Pedro Baldissera - Ausente
PDT - Paulinha - Sim
PSL - Ricardo Alba - Sim
PDT - Rodrigo Minotto - Sim
MDB - Romildo Titon - Sim
PSL - Sargento Lima - Sim
PRB - Sergio Motta - Sim
PP - Silvio Dreveck - Sim
MDB - Valdir Cobalchini - Sim
MDB - Volnei Weber - Ausente

Reforma e as principais mudanças:

- Necessidade de autorização Legislativa para atos do governador que, pelo texto original da proposta, poderiam ser feitos por meio de decreto.
- Redução das atribuições da Secretaria Executiva de Integridade e Governança e da Controladoria-Geral do Estado, que serão criadas.
- Servidores da Educação e da Saúde vinculados às Agências Regionais, que serão extintas, serão redistribuídos para o órgão central, mas poderão continuar em exercício das regionais.
- Detran (Departamento Estadual de Trânsito), FCC (Fundação Catarinense de Cultura), Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte) e Santur (Santa Catarina Turismo) ficarão vinculadas ao Gabinete do Governador.
- Advogados que atuam nas autarquias que serão extintas, como Deinfra e Deter, serão redistribuídos nas demais autarquias e fundações estaduais.
- Governador poderá convocar, com remuneração e vantagens de origem, servidores civis e militares para trabalhar nos gabinetes do governador, vice, secretários, dirigentes de autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.
- Foi retirado do texto o artigo que abria a possibilidade dos recursos destinados à pesquisa científica e tecnológica e à pesquisa agropecuária, garantidos pela Constituição Estadual, serem aplicados em outros órgãos da administração estadual.
- Licença-prêmio e licença especial dos militares: o servidor poderá utilizar desse benefício de forma parcelada, com parcelas não inferiores a 30 dias. As licenças-prêmio acumuladas deverão ser usufruídas antes da aposentadoria. Caso isso não ocorra, o servidor, ao entrar com pedido de aposentadoria, as perderá.
- Eliminação da exclusividade da ocupação de alguns cargos em comissão por servidor efetivo (auditor-geral, controlador-geral, ouvidor-geral, corregedor-geral, entre outros).
- Manutenção das Coordenadorias de Desenvolvimento Ambiental do IMA-SC (Instituto de Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina) e das agências e Coordenadorias de Previdência do Iprev (Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina).
- Ações da Companhia Hidromineral Caldas da Imperatriz serão doadas para o Município de Santo Amaro da Imperatriz.
- Revogação da lei estadual que instituiu o Programa Estadual de Educação a Distância.
- Revogação de pontos que garantiam a transformação de gratificação ao servidor lotado e em exercício nas ADRs em vantagem pessoal.
- Revogação de vários artigos de leis e de leis que tratam da estrutura administrativa do Poder Executivo.

(Colaboração: Altair Magagnin Júnior / NDMais)

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito