Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Polivalente Moacir ganha liberdade para atuar como meia

Jogador é elogiado pelo técnico Hemerson Maria e marca a saída de bola junto com o camisa 9
Por Heitor Araujo Criciúma, SC, 27/03/2021 - 14:42 Atualizado em 27/03/2021 - 14:43
Moacir atuou próximo ao ataque pela primeira vez contra o Marília (Foto: Celso da Luz / Criciúma EC)
Moacir atuou próximo ao ataque pela primeira vez contra o Marília (Foto: Celso da Luz / Criciúma EC)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Permanece o mistério acerca da escalação do Tigre para enfrentar o Joinville. Satisfeito com a intensidade e troca de posições no setor ofensivo, o técnico Hemerson Maria evita antecipar os 11 iniciais. Na coletiva pré-jogo, o técnico falou sobre o aproveitamento de Moacir, volante de origem, mas que é considerado um polivalente no clube.

Nos últimos três jogos, com a entrada de Adenilson no lugar de um atacante, Moacir ganhou liberdade para movimentar-se no campo de frente. Atuando mais pelo lado direito no momento ofensivo, marca na linha de frente no momento defensivo, pressionando a dupla de zaga.

Na retaguarda, além de Adenilson, fica também Eduardo, ora formando uma dupla com o "cão de guarda", ora tendo liberdade para infiltrar pelo lado esquerdo de ataque. 

O esquema tático alterna-se: sem bola, na marcação da saída de bola do adversário, é praticamente um 4-4-2. Com a bola, varia entre 4-2-3-1, 4-4-2 e 4-3-3. O que dita essa movimentação, muitas vezes, é a projeção ou o recuo de Moacir.

Hemerson Maria evitou falar em três volantes; para ele, Moacir tem atuado mais à frente, o que quebra essa tese. "Não jogamos com três volantes. É jogador de uma característica na função de meia", aponta.

"O Moacir adaptou bem na função que vem executando, um pouco mais à frente. É um jogador versátil, experiente e rodado. Pensamos nisso quando o contratamos, pode jogar de lateral-direito, primeiro e segundo volante, de meia e ponta. Ele vem jogando bem nos últimos jogos", avaliou o técnico.

Com um padrão de jogo bem definido, com construção a partir do goleiro em passes curtos na saída de bola, mas com passes longo procurando especialmente o lado esquerdo como alternativa, e um ataque rápido com projeções dos homens de trás e troca de posições entre os homens de frente, as variações são questões naturais para Hemerson Maria.

"Essas variações acontecem a partir do momento em que a gente conhece os atletaas e eles vão melhorando a parte física. E também a partir do momento em que o adversário passa a te conhecer, você tem que ter alternativas", atesta.

Para o confronto contra o Joinville, há apenas o desfalque de Alemão em relação ao time dos últimos jogos: o capitão do Tigre está suspenso. Na frente, Uilliam Barros segue em recuperação de lesão na coxa esquerda. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito