Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Podcasts fake: O que são e para que servem?

A publicitária e especialista em cultura digital, Ale Koga, explicou a tendência e qual seu objetivo
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 24/08/2022 - 17:45 Atualizado em 24/08/2022 - 19:23
Foto: Reprodução/ Internet
Foto: Reprodução/ Internet

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Pessoas que se filmam em frente a um microfone para fingir que são convidadas de um podcast têm chamado atenção nas redes sociais. O objetivo é causar uma impressão de relevância para o falso entrevistado. Isso para ganhar mais engajamento no Instagram.

“Depois do influenciador sem influência, a gente traz o podcaster sem podcast!”, satirizou a publicitária e especialista em cultura digital, Ale Koga. Os casos mais comuns são de vídeos curtos, parecendo partes cortadas da entrevista, que aparecem no feed do Instagram ou TikTok.

De que forma é feita a entrevista fake

O “entrevistado” está com fone de ouvido, microfone, não olha diretamente para a câmera e finge conversar ou responder alguém que estaria, supostamente, a sua frente. Existe uma estética padrão e comum a esses trechos compartilhados nas redes.

Geralmente, os vídeos são bem produzidos, mas genéricos, sem identificar o podcast fake, por exemplo. “A gente deduz que a pessoa foi convidada de um podcast, mas aí você vai procurar a entrevista inteira e não acha!”, comentou Koga.

Agências oferecem o serviço

Hoje em dia existem agências e estúdios que vendem esses serviços para gravar como se estivesse em um podcast. O cenário imita a estrutura comum deste tipo de entretenimento. Como explicou a especialista, vão desde salas de gravação de comercial, até outros formatos.

“No fone não está tocando nada, na sua frente não tem ninguém, o microfone está no mudo, só tem uma câmera gravando esses cortes para você viralizar depois na sua rede social”, exemplificou Koga. “Até o microfone é uma réplica”, completou.

Como identificar podcasts fake

Ela ressaltou que, em questão de credibilidade, prestígio e reconhecimento, hoje é a moda não está em ter um podcast, mas em participar de um. Por isso, se tornou comum o compartilhamento de vídeos rápidos de um corte interessante da entrevista. Esse estilo de publicação viralizou.

“Uma coisa que a gente pode perceber na rede social, é que um formato que dá certo com alguém se alastra como se fosse um template para todo mundo”, frisou a publicitária.

Para saber como identificar os “podcasts fakes”, o primeiro passo é buscar pela entrevista completa. Caso não a encontre, é provável que ela, de fato, não exista. Ale Koga recomendou que a pessoa envie uma mensagem ao influenciador pedindo um link de acesso ao podcast. “Aí você acaba pegando a pessoa no pulo!”.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito