Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Planta piloto de CO2 entra em fase de testes na Satc

Etapa importante do projeto que envolve a captura de carbono está em andamento
Por Redação Criciúma, SC, 24/06/2019 - 15:13Atualizado em 24/06/2019 - 15:14
Divulgação
Divulgação

O período é de testes. O projeto de captura de CO2 desenvolvido pelos pesquisadores do Centro Tecnológico Satc (CTSatc) e da Faculdade Satc passa por uma fase importante. As primeiras avaliações começaram na quarta-feira, 19, e servirão para entender melhor o funcionamento da planta piloto, verificar modificações e pontos que precisam de ajustes.

“Esse é o início de uma fase importante e que terá muitas horas de testes. Estamos verificando a capacidade de adsorção do sistema”, informou o pesquisador do CTSatc e coordenador do programa de captura de CO2 da Satc, engenheiro Thiago Fernandes de Aquino.

Durante a semana, a equipe de pesquisadores participou de atividades com engenheiro norte-americano Kent Knaebel, da empresa ARI. Ele foi o responsável pelo dimensionamento da planta, um dos idealizadores do projeto. Durante o teste operacional, a equipe discutiu com o especialista os possíveis resultados que se pretende.

“Como essa tecnologia, neste modelo, não existe em nenhum lugar do mundo, esses ajustes são necessários. Até agora, o sistema se mostrou estável em relação à queima. Identificamos alguns pontos que precisamos ajustar”, afirmou Aquino.