Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Picadeiro da alegria e do conhecimento

Espetáculo apresentado no Teatro Municipal Elias Angeloni encerrou o ano do Centro de Educação Infantil Tiquinho de Gente
Por Bruna Borges Criciúma, 10/12/2018 - 07:58
Daniel Búrigo / A Tribuna
Daniel Búrigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um espetáculo com malabaristas, trapezistas, palhaços, mágicos e todo o universo do circo foi apresentado na noite de sábado, no Teatro Municipal Elias Angeloni, em Criciúma. Mas não era apenas mais um show que chegou à cidade, era o dia dos alunos do Centro de Educação Infantil Tiquinho de Gente apresentarem aos seus pais, irmãos, avós, tios e convidados os números que ensaiaram nos pelos últimos três meses.

Com o título de “Picadeiro da Alegria”, as crianças encantaram o público no evento de fim de ano da escola em um espetáculo que é muito mais do que uma apresentação cotidiana. “É um show de encerramento, um projeto que é trabalhado durante seis meses e todo ano tem um tema diferente, nesse ano o tema é circo e o nome é Picadeiro da Alegria”, comenta a diretora Maria Cristina Corrêa Pizzolo.

“Mas é mais do que um show, é um trabalho interdisciplinar dividido por eixos. Os professores usaram a temática do circo, em cada uma das turmas, desde o berçário, para trabalhar esses eixos. O tema é o pano de fundo para os trabalhos desenvolvidos na escola”, explica Maria Cristina.

Até mesmo nas matérias mais complexas é possível integrar o assunto e auxiliar as crianças a aprender de uma forma diferente. “Na matemática, por exemplo, pode ser usado o caso do malabarista para perguntar quantas bolas ele consegue segurar. Tudo pode ser direcionado”, comenta a diretora. 

Livro especial

Para acompanhar o show, o público contou com um programa muito especial, um livro feito com as artes produzidas pelos próprios alunos. Eles desenharam e escreveram sobre os 13 atos do espetáculo. Os originais foram expostos no hall de entrada do teatro. 

“Criança é terra fértil, se plantando, tudo dá. E eu sempre lembro daquela frase: as pessoas podem não se lembrar o que você falou, mas elas não vão esquecer como você as fez se sentir. Por isso, aqui, nós criamos oportunidades, oportunidades, oportunidades”, ressalta Maria Cristina.

O projeto é trabalhado durante todo o segundo semestre e os ensaios para o show começam em outubro. Aproximadamente 90 crianças participaram da apresentação. “A gente já aproveita e trabalha o senso estético e cultural, além do enfrentamento ao público e a tolerância para esperar a sua vez de entrar no palco”, pontua. 

Formatura de brincadeira, rito de passagem

O sábado foi ainda mais especial para oito alunos que no próximo ano seguirão caminhos novos. Antes do espetáculo, a turma do primeiro ano recebeu seu diploma de formatura. “A gente faz uma formatura de brincadeira, porque primeiro ano não tem formatura oficialmente, mas é mais um rito de passagem, porque eles estão saindo da escola”, explica a diretora.

“É um momento difícil para nós, para os pais e também para as crianças. No último ensaio do espetáculo eu falei com eles sobre esse encerramento e eles me abraçaram, não queriam ir embora. Mas a gente explica que agora fechou um ciclo e vai começar outro”, complementa.

O Centro de Educação Infantil Tiquinho de Gente tem 37 anos de história. “Nosso desafio é ensinar as crianças a aprender a aprender. Eles descobrem que podem aprender em qualquer lugar, qualquer coisa, desde que decidam que querem aprender. Incentivamos o protagonismo, a coragem, nós damos uma trilha por onde elas podem andar”, declara Maria Cristina. 


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito