Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pausa nos transtornos das obras de esgoto

Implantação de rede pela Casan na área central avança para outros pontos nos próximos dias
Por Émerson Justo Criciúma, SC, 15/02/2019 - 09:42
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os transtornos causados pelas obras de implantação do esgoto sanitário na região central de Criciúma vão dar uma trégua a partir de amanhã. A Casan terminará hoje os serviços na Rua Hercílio Luz, no trecho entre as ruas Santo Antônio e Coronel Pedro Benedet, e partirá para um setor menos movimentado. O local que está recebendo os trabalhos vai passar por uma recuperação na pavimentação na próxima semana.

A próxima etapa da obra continua, já nos próximos dias, ainda na Rua Hercílio Luz, mas começa a partir da rua das Palmeiras. “Nós vamos finalizar o trecho e proceder a limpeza. Continuaremos na mesma rua, porém em um local não tão movimentado. Este trecho era o mais crítico da obra de implantação da rede, mas não por causa da execução dos trabalhos e sim devido ao trânsito, é um local com grande tráfego de veículos. Nós começaremos ali onde fica o nosso reservatório e irá até a interligação com a Rua Santo Antônio”, explica a chefe do setor de Esgoto Sanitário da Superintendência da Casan em Criciúma, Viviane da Rosa.

A parte que mais deve ser afetada com os próximos trabalhos deve ser o cruzamento da Hercílio Luz com a Rua São José. O local também desperta atenção a Casan. “Temos preocupação, sim, mas o trânsito no local não é tão intenso quanto na etapa atual. A Rua São José possui mais pontos de saídas rápidas”, destaca.

Uma reunião no fim de semana entre representantes da Casan, Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma e a empreiteira responsável pelos trabalhos decidirá se a próxima etapa terá o trânsito interrompido, o que é pouco provável. “Sempre trabalhamos com uma via fechada e uma de acesso aos veículos, acredito que não haverá interdição da rua, se houver somente aos domingos”, ressalta Viviane.

Após a Rua Hercílio Luz, a obra seguirá para a Rua Felipe Schmidt, entre Antônio de Lucca e Coronel Marcos Rovaris. “Da Rua Coronel Pedro Benedet à Rua Antônio de Lucca, já há a rede coletora de esgotos. O trecho da Felipe Schimidt é um trecho de apenas uma quadra, mas um local necessário, é um trecho de 350 metros”, relata. O prazo de conclusão de toda essa etapa na região central é para abril, podendo haver variações, conforme as condições do clima. 

Cuidados a tomar

Conforme a representante da Casan, todas as obras realizadas têm o acompanhamento das companhias que são responsáveis por outras redes na via pública.  “Não temos procedimentos de fazer escavações onde há redes de gás sem o acompanhamento de responsáveis da SCGás, como também pessoal da fibra ótica, como profissionais da Celesc, e quando eles fazem obras também acompanhamos. Uma obra de qualquer sentido não é apenas uma empresa que executa e acompanha, mas sim uma gama de órgãos que estão presentes. Acidentes não são recorrentes”, salienta.

A chefe de setor lembra a corriqueira matemática, de que a cada R$ 1 investido em rede de esgoto, economiza-se R$ 4 em saúde pública. “Temos que pensar que uma implantação de rede coletora de esgotos causa transtornos, mas traz muitos benefícios à população. Nós sabemos hoje que, com a rede, os índices de doenças são menores. É um transtorno momentâneo que visa o bem maior”, conclui.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito