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Passo a passo: o que é preciso saber antes de comprar um lote?

Processo de aquisição pode ser mais simples do que parece, além de um bom investimento para o futuro
Por Redação Criciúma, SC, 18/11/2020 - 23:12
Foto: Divulgação
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Como escolher o loteamento? Qual a documentação necessária? Quais as formas de pagamento? São algumas das dúvidas mais comuns na hora de comprar um lote. Esse tipo de imóvel permite que o comprador construa a casa do jeito que desejar ou adquira o lote para revenda futura, um investimento cada vez mais comum.

Para começar a busca pelo loteamento ideal, o primeiro passo é procurar um corretor de imóveis. O profissional vai orientar a escolha do imóvel de acordo com a realidade e planejamento do cliente, ajudar na negociação e facilitar o processo de compra. O investidor deve pensar no potencial de valorização do lote e na comodidade, se nas proximidades existem escolas, mercados ou qualquer estabelecimento dentro das suas necessidades.

“Após a escolha da unidade, o comprador precisa analisar a melhor forma de pagamento que viabilize a compra. Muito importante o papel do corretor de imóveis nesse momento, para instruir o comprador ou investidor, sobre as opções de financiamento e negociações que o mercado disponibiliza”, salienta o diretor de Operações da incorporadora JS Empreendimentos, Leucimar Ceron.

As formas de pagamento

A empresa tem três modalidades de pagamento do imóvel: à vista com desconto; financiamento bancário, no qual o comprador busca recursos em um agente financeiro (banco) e financiamento direto. No último caso, para deixar o processo menos burocrático e agilizar a compra, a JS Empreendimentos disponibiliza linhas de crédito flexíveis por meio de parcelamento direto. Além disso, o cliente paga como entrada apenas 10% do valor do imóvel no ato de compra.

Caso a aquisição seja feita por meio de financiamento direto com a incorporadora, a documentação do comprador será analisada para validar o financiamento. “Obter o cadastro ‘sem restrições’ é fundamental para viabilizar o crédito. Para isso, os órgãos SPC e SERASA auxiliam na coleta de informações para averiguar e transparecer o histórico de compras do cliente”, explica o diretor.

A documentação necessária

Decidido o lote e a forma de pagamento, o cliente deve separar as documentações necessárias exigidas pelo vendedor. “Importante a confecção de um ‘Contrato de Compra e Venda’ firmando entre ambas as partes na negociação, antes de emitir o documento definitivo de posse, que é a escritura do imóvel, assim a negociação ficará mais segura e transparente para ambos”, afirma o gerente comercial da JS, Everton De Bona.

Para o contrato de Compra e Venda de um imóvel com a JS Empreendimentos, o comprador precisará de documentos como CPF e RG pessoais, certidão atualizada de estado civil e comprovante de residência. Os dados do cliente e da proposta serão utilizados para preencher uma ficha cadastral (recibo) para formalização do contrato. 

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