Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Parque dos Imigrantes nos últimos detalhes

Administração Municipal tem 10 dias para deixar tudo pronto para a festa do dia 6 de janeiro
Por Bruna Borges Criciúma, 27/12/2018 - 07:36
Daniel Búrigo / A Tribuna
Daniel Búrigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A contagem regressiva para a inauguração do mais novo espaço de lazer de Criciúma já começou. A partir de hoje faltam 10 dias para que o Parque dos Imigrantes seja entregue à população no aniversário de 139 anos de colonização da cidade, dia 6 de janeiro. Para deixar tudo pronto a tempo, uma equipe de aproximadamente 100 pessoas trabalha de sol a sol acertando os últimos detalhes. 

Aqueles que chegam ao local essa semana já percebem mudanças no entorno, como as placas indicando os acessos. As ruas que antes eram estrada de chão, agora estão pavimentadas para facilitar a chegada de motoristas e pedestres. 

O paver e o gramado da entrada do parque ainda não foram colocados, mas a programação é de que estejam prontos ainda esta semana. Dos dois estacionamentos que estarão à disposição do público, um já está completamente pronto e o outro em fase de acabamento. Os postes de iluminação já foram colocados e os operários trabalham essa semana para terminar a fiação subterrânea. 

Ponte pênsil

Para quem chega a pé, especialmente os moradores da Rua Maria Teresinha da Silva Gregório, uma ponte pênsil foi construída para fazer a ligação ao parque. Mesmo com a correria, o prefeito Clésio Salvaro garante que estará tudo pronto para a festa do dia 6. 

“O parque é uma obra que vai sendo construída e modificada com o tempo. No início, o projeto não tinha ponte pênsil, não tinha tafona, não tinha labirinto verde, ele vai recebendo os investimentos conforme o andamento”, comenta Salvaro.

Tafona ganha forma

Uma das principais novidades do Parque dos Imigrantes, localizado no Distrito do Rio Maina, é a tafona, uma estrutura para produzir farinha de milho de forma artesanal, no estilo engenho. Ela contará, ainda, com um salão onde poderão ser realizados eventos e com planejamento para abrigar um café colonial.

Esse é um dos trabalhos mais delicados do projeto e a programação é de que ela esteja pronta até este domingo. “O Parque dos Imigrantes vai ser a maior atração turística e pedagógica da região. Nós vamos trazer as crianças para ter aulas aqui e para conhecer aquela que foi a primeira indústria de Criciúma”, comenta o prefeito.

Famílias serão homenageadas

A intenção é de aproveitar o espaço para fazer uma homenagem às famílias colonizadoras da cidade. “A tafona vai ter uma espécie de mural com o brasão de cada família, vamos fazer isso em forma de mosaico. Claro que não vai dar tempo de fazer agora, mas vai acontecer logo depois e vai ficar muito bonito”, conta Salvaro. 


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito