Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Parque Astronômico de Criciúma recebe foguete, míssil e sonda espacial

Rua pavimentada e ginásio de esportes também foram entregues no aniversário de emancipação do município
Gabriel Mendes e Giovana Bordignon Criciúma, SC, 04/11/2023 - 17:08 Atualizado em 05/11/2023 - 08:22
Parque Astronômico Albert Einstein E=mc² | Foto: Gabriel Mendes/4oito
Parque Astronômico Albert Einstein E=mc² | Foto: Gabriel Mendes/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os 98 anos de emancipação político-administrativa de Criciúma recebem uma comemoração à altura com as inaugurações e entregas feitas neste sábado (4). Uma rua pavimentada e um ginásio de esportes para educação foram os primeiros investimentos anunciados. A partir das 16h30, foi a vez do Parque Astronômico Albert Einstein E=mc²

LEIA MAIS:

O local recebeu um foguete, de 9 metros de altura, um míssil, de quase 3 metros, e uma sonda espacial, de 4 metros. Os equipamentos foram adquiridos junto à Força Aérea Brasileira (FAB), com doação coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). 

Novos equipamentos no Parque Astronômico | Foto: Gabriel Mendes/4oito

"Junto com a prefeitura, nós trouxemos três equipamentos. A sonda espacial data o início do Programa Espacial Brasileiro. O [foguete] VS-40 data da década de 90 e foi crucial para o desenvolvimento do VLS [Veículo Lançador de Satélites], que finalizou em 2003. O nosso míssil MAA-1 foi desenvolvido por técnicos brasileiros", explicou o chefe da Divisão de Mecânica do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) da FAB, major engenheiro Arruda.

Os equipamentos são compostos por peças originais, com pequenas alterações para que pudessem ser afixados para exposição. Todos passaram por um processo de desmilitarização, em que os componentes internos foram removidos para facilitar o transporte, a instalação e evitar riscos aos operadores e à população.

Foto: Gabriel Mendes/4oito

As maquetes continuam sendo uma representação fiel ao projeto aerodinâmico original. Ao todo, foram seis meses de preparação, três dias de transporte e três dias para instalação dos equipamentos espaciais.

Segundo Arruda, os foguetes VS-40 e Sonda II foram utilizados em experimentos científicos como rota tecnológica para o desenvolvimento de satélites. Já o míssil MAA-1 é um projeto nacional, que representou avanços no desenvolvimento de tecnologias sensíveis de defesa.

Rua pavimentada e ginásio de esportes 

Outros investimentos já foram entregues nesta manhã. Os atos iniciaram às 9h, com a entrega da pavimentação asfáltica da rua Antônio Pavan, no bairro Mina do Toco. Em seguida, às 11h, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Pe. Ludovico Coccolo, no bairro São Luiz, foi contemplada com um ginásio de esportes. As obras fazem parte do Programa Acelera Criciúma, que garantirá mais de 200 novos investimentos para município até 2024.

Pavimentação da rua Antônio Pavan, no bairro Mina do Toco | Foto: Giovana Bordignon/4oito

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito