Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Parabéns a Urussanga: município mais antigo da Amrec chega a 142 anos

Aniversário do ponto inicial da colonização italiana na região foi tema do Programa Adelor Lessa desta terça-feira
Por Heitor Araujo Urussanga - SC, 26/05/2020 - 09:26 Atualizado em 26/05/2020 - 09:30
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O município mais antigo da Região Carbonífera faz aniversário nesta terça-feira, 26. Urussanga, criada no dia 26 de maio de 1878, completa 142 anos. Fundada no dia 26 de maio de 1878, a cidade foi o ponto inicial da imigração italiana no Sul de Santa Catarina, com a chegada das primeiras famílias ainda em 1877.

A partir de Urussanga, as famílias do norte italiano espalharam-se pela região e partiram para a colonização e criação de outros municípios. O aniversário de Urussanga foi tema do Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, nesta terça-feira.

"A nossa cidade vivia um momento muito bom antes da pandemia, criando infraestrutura dando condições para que os empreendedores tivessem a mesma competitividade da região, com a construção da área industrial", exaltou o prefeito Gustavo Cancelliere.

Ruberval Pilotto, ex-prefeito do município, celebrou a chegada dos imigrantes, especialmente do Vêneto, mas também da Lombardia, que determinou a colonização italiana na região.

"Viemos do Vêneto, uma das regiões mais ricas do mundo. Os primeiros 120 imigrantes aportaram aqui e acima de tudo constituiu um berço para que criássemos e prosperássemos o Sul de Santa Catarina. Criou Treviso, Siderópolis, Cocal e Morro da Fumaça e Criciúma. Urussanga tem uma característica muito forte de ter vindo do Vêneto para cá, alguns de Bérgamo (Lombardia) e construir uma cidade belíssima, com pessoas boas e qualidade de vida ótima".

Em 1942 foi criado em Urussanga o que seria o embrião da Estação Experimental da Epagri, durante o governo Getúlio Vargas. Em 1991, por meio da fusão da Associação de Crédito e Assistência Rural de Santa Catarina (Acaresc), Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária (Empasc), surgiu oficialmente a estação, que auxilia os produtores regionais com projetos inovadores de cultivo.

"A gente ajuda o município e os produtores com atendimento direto. Foram 101 visitas neste ano de atendimento aos produtores, tentando diversificar a produção, trabalhando com fruticultura e horticultura. Tivemos reuniões com a prefeitura pra ter um plano de gestão da crise hídrica junto aos produtores", explicou o engenheiro agrônomo da Epagri, Henrique Viana e Silva.

A estação foi criada, lá atrás na Era Vargas, para atender aos produtores da uva goethe, cujo vinho é um tradicional produto do município. "Cada empresa que produz o vinho da uva goethe imprime as diferenças no produto o que proporciona ao consumidor optar entre uma marca e outra. Isso acontece porque os vales estão em uma região diversificada em solo, clima e altitude, fazendo com que a uva dê características diferentes", cultua o ex-presidente da Associação de Produtores da Uva e Vinho Goethe Renato Mariot Damian, proprietário da Casal Del Nonno.

Atualmente, Urussanga destaca-se na economia regional na produção de alumínio e plástico. "Há 41 anos começamos a fábrica e continuamos sonhado e trabalhando. Passamos por várias crises nesses anos de trabalho e lutas. Cada um com seus sonhos. Tivemos crise em 2008, 2014 e agora tem a pandemia, mas produzimos, estamos na luta", lembra o proprietário da Ibrap Industria Brasileira de Alumínio e Plástico, Geraldo Fornasa.

Há 32 anos na produção de esquadrias de alumínio e com a atual diversificação do plástico, Rodrigo Fontanella, sócio da Alumasa, destacou a prosperidade da economia urussanguense, apesar da pandemia de Covid-19."Estamos entre as três maiores movimentações econômicos da Amrec. No geral, estávamos bem antes da pandemia".

De acordo com o IBGE, Urussanga tem uma população estimada em 21,2 mil habitantes, sendo a quarta mais populosa da região. A renda média dos trabalhadores é de 2,6 salários mínimos, sendo o terceiro melhor índice da Amrec, equanto a economia tem o PIB per capita de R$ 37,5 mil, o quinto maior da região.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito