Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Palestra deixa homens mais conscientes sobre prevenção ao câncer de próstata

Ação realizada no Arroio do Silva é mais um passo do Novembro Azul
Por Redação Balneário Arroio do Silva - SC, 03/11/2019 - 18:51
Foto: Divulgação / Prefeitura de Balneário Arroio do Silva
Foto: Divulgação / Prefeitura de Balneário Arroio do Silva

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Novembro é o mês de conscientização dos homens sobre a importância de prevenção ao câncer de próstata. Com este objetivo, a Secretaria de Saúde do Balneário Arroio do Silva, numa iniciativa conjunta das unidades básicas de saúde, Marinho Miguel de Souza, do bairro Erechim, Valter Oliveira,da Vila Isabel e Paulo Lupin, do Centro; realizou na última sexta-feira, 1º, a Tarde Azul, em alusão a campanha Novembro Azul.

A programação no auditório do Posto de Saúde central, iniciou com palestra do Dr. Wladnir Luz, que abordou, de forma didática, a importância dos homens realizarem os exames preventivos de PSA (PSA, na sigla inglesa: Prostate Specific Antigen (Antígeno Prostático Específico), e de toque retal para prevenção ao câncer de próstata.

De acordo com o médico é importante que os homens, após os 50 anos de idade, façam  o exame anual, tomando o exemplo das mulheres e que se preocupem mais com sua saúde. "A idade, histórico familiar, falta de exercícios, o sobrepeso, má alimentação e o cigarro, são fatores de risco. A descoberta precoce tem 90% de chances de cura", alertou.

Logo após a palestra, vários homens presentes solicitaram o exame com as enfermeiras das unidades. O agente de saúde, Vitor Sawa, colocou os homens a exercitar a arte marcial chinesa do Tai Chi Chuan. Para Sávio Pereira, 70 anos, a tarde azul foi esclarecedora.

"Sempre faço os exames, da última vez foi no ano passado em em Goiânia e agora fiz aqui no Arroio do Silva, onde voltei a residir. É muito importante a prevenção e fazer os exames", disse.

A enfermeira responsável pela UBS central, Suhaila Rahim, agradeceu a todos os homens e mulheres que compareceram e junto com as demais colegas serviram um café da tarde aos presentes. A campanha Novembro Azul prossegue até o final deste mês, em todas as unidades de saúde do Balneário Arroio do Silva, com a realização de consultas e exames preventivos para os homens do município.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito