Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Padre natural de Criciúma é ordenado Bispo

Dom Juarez Albino Destro tem 56 anos e será o 20º Bispo auxiliar para a Arquidiocese de Porto Alegre
Por Redação Porto Alegre, RS, 17/06/2023 - 16:16
Foto: Diocese de Criciúma / Marcos Koboldt / Divulgação
Foto: Diocese de Criciúma / Marcos Koboldt / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Neste sábado, 17, a Arquidiocese de Porto Alegre ganhou mais um Bispo auxiliar. Dom Juarez Albino Destro, 56 anos, foi ordenado na Catedral Metropolitana Mãe de Deus, na capital. A celebração foi presidida por Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre, e concelebrada por Dom Jacinto Inacio Flach, Bispo da Diocese de Criciúma, terra natal de Dom Juarez, e Dom Ângelo Ademir Mezari, Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e natural da cidade de Forquilhinha. Também estiveram presentes bispos das demais dioceses e estados. A família de Dom Juarez, mãe, irmão e sobrinha também participaram da solenidade.

Entre os momentos mais emocionantes da celebração, a apresentação de um coral de crianças da Paróquia Nossa Aparecida do Guajuviras, no município de Canoas que, devidamente vestidas como coroinhas, cantaram uma música em honra à Nossa Senhora.

Mensagem do novo Bispo auxiliar

"Vocação: Graça e Missão! Eis o tema do terceiro Ano Vocacional do Brasil, eis o lema de meu serviço episcopal, estampado no brasão, juntamente com os símbolos que expressam uma história, uma vida, uma vocação, uma missão. E tudo é graça divina!", disse Dom Juarez.

O prelado recordou ainda suas raízes: "A Família de Sangue, aqui representada pela mãe, irmão, cunhada e sobrinha, que também é minha afilhada de Batismo. Com eles, estendo meu agradecimento a todos os familiares, Destro e Cesconetto, parentes próximos e distantes, de longe e de perto, vivos e falecidos".

Depois, saudou os membros da congregação dos Rogacionistas e finalmente todo o povo da Arquidiocese de Porto Alegre. Na próxima semana, Dom Juarez cumprirá uma agenda de celebrações na Diocese de Criciúma. A agenda inicia no dia 18 de junho, às 19 horas, na Paróquia Santa Bárbara (Criciúma) onde foi ordenado em 1996; no dia 19 de junho, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora das Graças (Criciúma); no dia 22, às 19h30, na Paróquia São Donato (Içara) e no dia 25, às 19h, na Paróquia São Marcos (Nova Veneza).

Brasão Episcopal

Acima do escudo está o chapéu da dignidade episcopal, do qual saem dois cordões laterais, com três fileiras de borlas, em verde. O escudo está pousado sobre a cruz pastoral dourada, com detalhes em preto e branco, a qual recorda – junto com os ramos de trigo – a messe, a missão, e, ao mesmo tempo, faz referência às tradicionais cores de Criciúma, a origem! Os traços do trigo, aliados aos da divisória do escudo, remetem à família rogacionista, berço vocacional do prelado.

O Coração de Jesus e um de seus pés no caminho recordam o contexto do 3° Ano Vocacional do Brasil (2023), com o tema: "Vocação: Graça e Missão", que figura no listel como lema episcopal. O Coração de Jesus, compassivo e misericordioso, sente a dor da multidão cansada e abatida, e nos ensina a rezar ao Senhor da messe para que envie operários e operárias (Mt 9,38), a zelar por este mandamento e a colocar os próprios pés a caminho (Lc 24,32-33).

Maria, referida no ideograma da junção das letras M, de seu nome, e A, da saudação a ela feita pelo anjo Gabriel, é a oração que roga à Mãe, Mestra e Discípula Missionária, que nos ensine a ouvir o Evangelho da Vocação e a responder o sim com alegria! As redes fazem referência à dinâmica vocacional, o chamado de Jesus e a resposta humana: "Eles imediatamente deixaram as redes e seguiram a Jesus" (Mc 1,18). O fundo azul faz referência ao Céu, ao Reino de Deus, ao mar, às águas que circundam a Arquidiocese de Porto Alegre, território primeiro da ação pastoral.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito