Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pacto pela Inovação é lançado em Criciúma

Ao todo, 40 entidades assinaram adesão ao programa em prol de uma agenda única
Por Enio Biz Criciúma, SC, 14/04/2022 - 14:30
Foto: Enio Biz / 4oito
Foto: Enio Biz / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Foi lançado na manhã desta quinta-feira (14), na Prefeitura de Criciúma, o Pacto pela Inovação. Ao todo, 40 entidades, entre poder público, setor privado, academias e sociedade civil, assinaram adesão ao programa. O objetivo maior é o desenvolvimento do município. Parcerias que antes já eram feitas, mas de forma individualizada por setores, agora serão ampliadas. De acordo com o diretor de Desenvolvimento, Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Aldinei Potelecki, diz que o município segue o exemplo de outras cidades nacional e internacionais.

"O foco é na união de esforços entre os quatro agentes de inovação, que é governo, academia, iniciativa privada e sociedade civil organizada, em torno de alguns objetivos em comum. Cada entidade continua focada no seu público-alvo, nas suas metas e objetivos, mas visando objetivos comuns para cada vez mais fazer com que o ecossistema de inovação de Criciúma se fortaleça e se coloque a nível mundial, proporcionando que o ambiente para o surgimento de novos negócios, para a geração de novas idéias, para que a atração de investimentos seja cada vez maior para a cidade", detalha.

O diretor informou que em 2021 já houve um encontro com as entidades. "No ano passado nós fizemos algumas reuniões com as entidades para fazer o mapeamento do nosso ecossistema e o diagnóstico do ecossistema para entendermos aonde é que nós estamos. Agora vem o pacto e pós o pacto novamente vamos nos reunirmos com as instituições para, aí sim, uma vez que a gente sabe onde estamos, vamos definir junto com elas, na mesa do pacto, onde queremos chegar", informa Aldinei Potelecki.

Foto: Enio Biz / 4oito

Clésio Salvaro é premiado

Na solenidade de lançamento do Pacto pela Inovação, o prefeito Clésio Salvaro falou sobre o prêmio "Prefeito Empreendedor", que conquistou na noite desta quarta-feira (13), na categoria Empreendedorismo na Escola, através do projeto Educando para o Futuro. O evento foi promovido pelo Sebrae, em Florianópolis. A iniciativa tem como objetivo reconhecer, valorizar e disseminar boas práticas das prefeituras no estímulo ao empreendedorismo e aos pequenos negócios. Essa é a 11ª edição do Prêmio. 

"Esse prêmio pertence a todas as pessoas que participaram desde o início. Quero parabenizar nosso secretário de educação, Miri Dagostin, que defende com muito entusiasmo esse projeto de levar aula de empreendedorismo, educação financeira, aula de robótica, nas escolas da cidade", comemora.

Com relação ao Pacto da Inovação, o prefeito frisou a importância da participação da sociedade. "Esse pacto pela inovação que estamos firmando nos permite dizer que queremos exatamente a sociedade participando desse projeto. A riqueza, que saiu das profundezas deste solo, tem que ser transformada em uma riqueza ainda maior na superfície. Nós temos essa capacidade. Esse solo criciumense é fértil. Nós poder ser a capital nacional da inovação tecnológica".

Foto: Enio Biz / 4oito

Confira o podcast da entrevista do diretor de Desenvolvimento, Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Aldinei Potelecki:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito