Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Os desafios da mobilidade levantados por quem os encara

Membros de conselho vão às ruas, a pedido do Ministério Público, levantar os problemas para transitar por Criciúma
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 15/08/2019 - 11:07 Atualizado em 15/08/2019 - 11:09
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Por recomendação do Ministério Público (MP), integrantes do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Codec) estão percorrendo pontos da área central de Criciúma nesta quinta-feira, 15, para relacionar as dificuldades enfrentadas por cadeirantes e deficientes visuais ao trafegar pela área central. "No meu caso as dificuldades são inúmeras. Estamos no interior do Terminal Central, estamos fotografando o ambiente, e são muitos problemas", confirmou o deficiente visual Laélio Inácio, que está acompanhando o grupo.

Entre os exemplos, o risco para cegos na plataforma de embarque. "Na plataforma do amarelinho, se o cego não prestar atenção corre o risco de cair", referiu. No entorno do Terminal Central, há problemas com as lojas. "Elas ocupam parte da calçada com seus produtos, isso nos atrapalha muito", reclamou.

Conforme a presidente do Codec, Rindalta de Oliveira, os locais que precisam de piso tátil estão sendo listados. "Estamos verificando os pontos onde temos dificuldades de acessibilidade. Estamos fotografando os locais e nos próximos dias vamos percorrer um raio de um quilômetro do Terminal Central, para ver junto ao MP o que poderá ser feito", comentou. “Foi encaminhado um ofício para o OAB, para o Conselho da Pessoa Idosa, Câmara de Vereadores e outros”, referiu.

A presidente criticou as limitações impostas em lugares onde há rampas. “Onde tem rampa, as vezes ficam os carros. Está bem complicada a questão da acessibilidade em Criciúma. Queremos pensar em uma agenda positiva para a cidade de Criciúma. Já fizemos reunião na Satc e estamos acompanhando", concluiu.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito